O Grupo de Pesquisa Trabalho, Agricultura e Movimentos Sociais (Tramas), vinculado ao Departamento de Ciências Sociais do CCSH e aos Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais e em Extensão Rural da UFSM, promove o seminário “Levantamento das ações dos movimentos rurais na pandemia” no dia 10 de dezembro, às 9h, pelo canal do YouTube. A convidada, Camila Penna, doutora em Sociologia (UnB), mestre em Ciência Política (UnB) e bacharel em Relações Internacionais (PUC Minas), atua em pesquisas na área dos movimentos sociais, sociologia rural e políticas públicas.
A crise sanitária, política, social e econômica, fortalecida pela pandemia da Covid-19, tem trazido diversas preocupações no que se refere a temas como a democracia e desigualdades no Brasil. Em meio a esse cenário, os movimentos sociais rurais têm buscado alternativas para reestruturar sua agenda política, colocando em debate temas como a reforma agrária, os direitos previdenciários, garantia de direitos à alimentação da classe trabalhadora urbana e rural, combate aos agrotóxicos e segurança alimentar.
O Grupo de Pesquisa Tramas é um espaço de aglutinação de pesquisadores e estudantes e de construção de conhecimento coletivo. As pesquisas desenvolvidas pelo Grupo se articulam em torno de uma perspectiva multidisciplinar nas Ciências Sociais, tendo como foco principal os estudos sobre os movimentos sociais, o sindicalismo e a representação política das classes sociais e dos grupos sociais subalternos; as relações de trabalho no mundo contemporâneo e a especificidade do trabalho rural; as mudanças no mundo rural e na agricultura com o estabelecimento de cadeias globais para os produtos agropecuários; as dinâmicas da agricultura familiar e/ou campesinato; gênero e geração no mundo rural e urbano.
Fonte: Núcleo de Comunicação Institucional do CCSH