Dia de Campo sobre Floricultura acontece nesta quinta em Santa Maria

Nesta quinta-feira (16), das 08h ao meio-dia, acontece o “Dia de Campo sobre Floricultura: produzindo flores, gerando alternativas” na propriedade da família Cauzzo, no distrito de Arroio Grande (Santa Maria). A promoção do evento é do Projeto Flores para Todos, da Emater/RS-Ascar, da Equipe PhenoGlad da UFSM e das empresas QP Mudas e Crop Júnior, ambas empresas de alunos na UFSM. Esta é a segunda edição do evento. Segundo o professor Nereu Augusto Streck, da organização do evento, este é o único Dia de Campo em Floricultura no Brasil pelo segundo ano consecutivo, em função da pandemia. Na primeira edição, realizada ano passado em 29/10/2020, o evento foi totalmente on-line pelas redes sociais PhenoGlad e foi assistido por mais de 10 mil pessoas ao redor do mundo. Agora, com a flexibilização das medidas sanitárias de enfrentamento da pandemia do Covid-19, o evento será presencial, tomando-se todas as medidas recomendadas pelas autoridades sanitárias como distanciamento e uso obrigatório de máscara durante todo o evento, confirma o Professor Nereu.

O evento terá quatro estações técnicas:

-Gladíolo: o pioneirismo do Projeto Flores para Todos

-Manejo sustentável do solo e da água na produção de dálias de corte

-Showroom de cultivares de dálias de corte

-Manejo de colheita e pós-colheita de flores de corte

Além das estações técnicas, o evento contará também com duas vitrines tecnológicas, que estará a cargo das duas empresas de alunos da UFSM:

-O encanto das flores: alternativas para arranjos florais – Crop Junior

-Novas tecnologias em mudas e produção de morangos – QP Mudas

O professor Nereu destaca que entre as novidades do evento está as vitrines tecnológicas. A UFSM é uma referência nacional na formação de alunos empreendedores e nas duas vitrines tecnológicas os alunos de graduação e pós-graduação que conduzem as duas empresas vão mostrar seus produtos, visando prospectar futuros clientes. “Esse é o papel social importante da UFSM, formar e criar o laboratório para os novos empreendedores”, destaca Streck. Estão confirmados produtores e extensionistas da Emater de vários municípios que participam e conduzem o projeto Flores para Todos no RS e em outros estados brasileiros. Estará também no evento o produtor Daniel Boersen, de Holambra/SP, referência nacional na produção de tubérculos de dálias e a Coordenadora da Equipe PhenoGlad no Piauí Mércia de Carvalho Almeida Rêgo, que também é produtora de flores e dona de uma floricultura na capital Teresina/PI. Entre as autoridades para abertura do evento estão confirmados o Magnifico Reitor da UFSM Paulo Afonso Burmann e o Presidente da Associação Rio-Grandense de Floricultura (AFLORI) e Vice Presidente do Instituto Brasileiro de Floricultura (IBRAFLOR), Walter Luis Winge.

Informações: Equipe Phenoglad