Encerrando a semana de inaugurações de novos espaços e reestruturações no aniversário de 61 anos da UFSM, foi realizada nesta quinta-feira (16), a cerimônia de inauguração conjunta de 11 obras concluídas nos campi de Santa Maria e Frederico Westphalen. algumas das obras entregues tiveram o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e outras foram foram financiadas pela própria instituição.
O evento teve a presença do presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Clézio de Nardin, representando o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, junto a uma comitiva composta por Geilson Loureiro, coordenador-geral de Engenharia, Tecnologia e Ciência Espaciais, Maria de Fátima Mattiello, coordenadora de Ensino, Pesquisa e Extensão, Gilvan Oliveira, Coordenador-Geral de Ciências da Terra, e Carlos de Oliveira Lino, Coordenador-Geral de Infraestrutura e Pesquisas Aplicadas, sendo essas divisões do INPE. Também este presente o
A cerimônia foi realizada no novo Laboratório de Modelagem Animal e Laboratório de Fisiologia de Peixe. Em discurso de inauguração, o reitor Paulo Afonso Burmann agradeceu às gestões anteriores, que também foram participantes no processo de construção dos prédios, visto que algumas das obras tiveram início há cerca de uma década. Burmann também destacou a importância da FINEP pelo apoio prestado e lembrou que as estruturas devem atender às demandas dos estudantes e pesquisadores da instituição, que produzem a ciência do país.
Ainda estiveram presentes o professor Rudi Weiblen, coordenador do projeto da FINEP que financiou a construção dos novos laboratórios, e a professora Tatiana Emanuelli, responsável pelo Laboratório de Modelagem Animal e Ciência e Tecnologia dos Alimentos e representando os docentes que irão utilizar as novas estruturas da universidade.
As obras que contaram com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) foram os prédios dos laboratórios de Modelagem Animal, Fisiologia de Peixe e de Humanidades, além do Núcleo de Desenvolvimento de Materiais Avançados (NUDEMA), Pesquisas em Fármacos, e o Bloco 6 do campus de Frederico Westphalen. Outras obras que foram inauguradas foram financiadas pela própria universidade: Prédio 40C, do Curso de Dança; Prédio 64A, de Divisão de Patrimônio; Pavilhão da Área Nova do Politécnico; Espaço Dinâmico e Interativo do Centro de Ciências Sociais e Humanas, do Centro de Tecnologia e da Pró-reitoria de Extensão; e entrega da reforma do Ginásio Didático I e II do Centro de Educação Física e Desporto, e reforma do auditório C do prédio 18.
Reportagem: Ana Laura Iwai, bolsista de jornalismo da Agência de Notícias da UFSM
Edição: Davi Pereira
Fotografia: Paola Jung