Nota da reitoria da UFSM sobre presencialidade e vacinação da comunidade acadêmica

A UFSM, desde março de 2020, tem baseado suas decisões na ciência, colaborando com o combate à pandemia da COVID-19. Exercendo a autonomia universitária, suspendeu as atividades presenciais adotando o sistema do Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (REDE) para as ações acadêmicas e o trabalho remoto para o setor administrativo. Neste período, campanhas de vacinação, testes RT-PCR e pesquisas nestas temáticas foram fomentadas, entre tantas outras ações.

Com as condições sanitárias favoráveis, o retorno presencial administrativo foi gradual, bem como o acadêmico, em que foram priorizadas as aulas práticas. Estas decisões sempre foram baseadas em pareceres técnicos do Centro de Operações de Emergência em Saúde para Educação – COVID 19 – UFSM (COE-E UFSM), decretos estaduais e em evidências epidemiológicas.

O debate do calendário acadêmico e da possibilidade da presencialidade dos estudantes para o próximo semestres já foi deflagrado na UFSM. Da mesma forma, as decisões serão baseadas em pareceres do COE-E UFSM e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE).

Reafirmamos que a vacinação é a principal estratégia para a garantia da segurança sanitária e a UFSM não vê obstáculo na exigência do esquema vacinal à sua comunidade acadêmica. Com distanciamento, uso de máscaras e higienização das mãos, objetiva-se um retorno seguro e responsável. Todas as medidas para proteção da saúde e valorização da vida serão tomadas respeitando a autonomia universitária e ciência.

Gabinete do Reitor