PRAE informa sobre inscrições no Programa Bolsa Permanência MEC

A bolsa é destinada para alunos indígenas e quilombolas

A UFSM informa, através da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), que conforme a Portaria nº 42. De 20 de janeiro de 2022 do Ministério da Educação (MEC) e o Ofício Circular Nº 1/2022/CGRED/DIPPES/SESU/SESU-MEC estão abertas até 28 de fevereiro as inscrições para o Programa Bolsa Permanência do MEC.

A Bolsa Permanência é um auxílio financeiro que tem por finalidade minimizar as desigualdades sociais, étnico-raciais e contribuir para permanência e diplomação dos estudantes indígenas e quilombolas de cursos de graduação presencial, criada e gerida pelo MEC, conforme a Portaria 389/2013.

As inscrições estão abertas até 28 de fevereiro e podem ser feitas no sistema sisbp.mec.gov.brCom relação à documentação, todos os documentos necessários estão disponíveis no site da PRAE, e ressalta-se que devem ser deste ano.

Lembrando que, ao escolher as informações bancárias no sistema, o estudante decide em qual agência o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) irá abrir uma conta para recebimento da bolsa. Não é necessário possuir uma conta bancária, e a pessoa deverá ir até a agência bancária escolhida para retirada do cartão de recebimento do programa. Atenção na hora de escolher a cidade, há um erro no sistema, e a cidade de Santa Maria está registrada no Rio Grande do Norte (RN).

Quando a UFSM receber do MEC o número de vagas disponibilizadas para a Universidade, a PRAE lançará um edital com os critérios para a seleção e homologação dos inscritos no programa.

Para mais dúvidas, entre em contato com o endereço de e-mail secretariaprae@ufsm.br

Com informações da PRAE