Aberto o período para professores e estudantes avaliarem o 2º semestre letivo de 2021

Além das questões objetivas, é possível fazer sugestões e críticas quanto às disciplinas e ao instrumento de avaliação

Com o término de mais um semestre, inicia-se – via Portal de Questionários – o período de avaliação do processo de ensino e aprendizagem, para compreender a percepção de professores e estudantes sobre o 2º semestre letivo de 2021.

Os estudantes avaliam cada disciplina cursada no 2º semestre de 2021, considerando aspectos como as metodologias de ensino utilizadas nas disciplinas, a contribuição do conteúdo da disciplina para a formação no curso e a atuação do professor dentro e fora de sala de aula. Os professores também avaliam sua atuação no 2º semestre, considerando a infraestrutura para ministrar as aulas, o apoio institucional, o serviço e atendimento em setores da universidade, as plataformas digitais e o sistema de ensino e aprendizagem.

O Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (Rede) também será avaliado em um questionário próprio, considerando a infraestrutura disponível para que o estudante pudesse participar das atividades no 2º semestre de 2021.

Além das questões objetivas, há questões abertas para sugestões e críticas construtivas referentes às disciplinas e ao instrumento de avaliação. Ao dissertar sobre suas percepções, deve-se evitar linguagem violenta, conforme as diretrizes do Código de Ética e Convivência Discente. Para denúncias, o estudante pode entrar em contato com a Ouvidoria da UFSM.

A participação dos estudantes e professores é de extrema importância, pois somente assim é possível que a UFSM saiba dos problemas pertinentes aos seus campi, centros de ensino e cursos. Deste modo, a instituição pode propor melhorias para o ensino, como a abertura de editais de inclusão digital e a aquisição de softwares para transmissão de aulas e eventos online, além da capacitação de professores em ensino remoto e temáticas como antirracismo e inclusão.

As avaliações são desenvolvidas pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), com o apoio das Comissões Setoriais de Avaliação (CSAs) de cada unidade e operacionalização pela Coordenadoria de Planejamento e Avaliação Institucional (Coplai) e pela Coordenadoria de Planejamento Informacional (Coplin), vinculadas à Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan).

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail coplai@ufsm.br ou na página da Avaliação Institucional.