Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Aluna da UFSM vai disputar os Campeonatos Sul-Americanos Indoor de Atletismo

Mestranda em Gerontologia, Jaqueline Weber vai competir nas provas de 800 metros e 1.500 metros rasos



Na competição deste final de semana, Jaqueline terá de enfrentar, além das atletas rivais, a altitude de mais de 2.500 metros da cidade de Cochabamba. Foto: Wagner do Carmo

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) divulgou a lista dos convocados para representar o país nos Campeonatos Sul-Americanos Indoor de Atletismo, que serão disputados no sábado (19) e domingo (20) em Cochabamba, na Bolívia. Foram convocados 46 atletas (23 homens e 23 mulheres), entre os quais está a acadêmica Jaqueline Beatriz Weber, mestranda em Gerontologia pela UFSM. Ela vai competir nas provas de 800 metros e 1.500 metros rasos.

Foi uma alegria muito grande. Começar o ano representando nosso país em um evento internacional traz grandes energias para tudo que está por vir nesta temporada”, comemora Jaqueline.

Apesar da euforia pela convocação, ela destaca os desafios que terá que enfrentar, começando pelos mais de 2.500 metros de altitude da cidade boliviana. “Será a primeira vez que competirei em altitude. O ar rarefeito certamente prejudicará o rendimento, portanto já estamos cientes disso. Porém essa será uma barreira que todas minhas adversárias também terão que enfrentar. Além disso, será a primeira vez que correrei em pista coberta, de 200 metros. Ela tem curvas inclinadas e características específicas, como poucos pontos para realizar ultrapassagens. Soma-se ao desafio de estrear a temporada em fevereiro. Normalmente fazemos isso em março.”

O Brasil não possui nenhuma pista indoor, por isso esta será para ela uma oportunidade para conhecer esse tipo de ambiente e desenvolver suas habilidades. “Apesar do Brasil não possuir essa estrutura, a temporada indoor no mundo, principalmente na Europa e EUA, é muito forte, culminando inclusive em um Campeonato Mundial Indoor, que ocorrerá em março. Neste ano será construída a primeira pista coberta do país em Balneário Camboriú. Mas estou muito feliz de já poder ter essa experiência e arrancar em um ano que tem um calendário recheado de grandes objetivos vestindo a camiseta da seleção brasileira e me desafiando com grandes adversárias sul-americanas.”

Delegação – No dia 8 de fevereiro, a CBAt fez uma primeira convocação, transmitida via Youtube, na qual Jaqueline Weber já constava entre os nomes chamados. Essa convocação foi, entretanto, anulada devido a divergências de critérios e interpretação do ranking brasileiro. Por esse motivo, houve no dia seguinte (9) uma reunião extraordinária do Conselho Técnico da CBAt para definir esses critérios de forma mais precisa. Na mesma ocasião, foi divulgada uma nova lista de convocados para a seleção brasileira, com 45 integrantes (22 homens e 23 mulheres), no qual permaneceu o nome da atleta da UFSM.

Por motivos diversos, vários dos atletas convocados pediram dispensa da delegação, e outros foram chamados em seus lugares. Na última lista de integrantes da delegação brasileira para a competição em Cochabamba, divulgada nesta quarta-feira (16) pela CBAt, Jaqueline consta como a única atleta a representar o Rio Grande do Sul nas provas femininas. No masculino, haverá dois representantes gaúchos: Samory Uiki Bandeira Fraga, no salto em distância, e Almir Cunha dos Santos, no salto triplo.

Com informações das assessorias de comunicação da CBAt e da Associação Medalha de Ouro

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-57777

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes