Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Documentário “A Música de Oristela Alves” estreia no dia 8 de março

O filme é produzido pelo projeto de extensão Câmara de Eco, vinculado ao curso de Música e Tecnologia da UFSM



No dia 8 de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher, acontece a estreia do documentário A Música de Oristela Alves, que aborda a trajetória de uma das mais destacadas cantoras do movimento nativista. Com 37 minutos de duração, o documentário é fruto do projeto de extensão Processos Criativos de Produção Musical (Câmara de Eco), vinculado ao curso de Música e Tecnologia da UFSM. A estreia será às 20h no Museu de Arte de Santa Maria (Masm), que fica na Avenida Presidente Vargas, 1400. O filme será lançado simultaneamente no canal do projeto no Youtube, onde já estão disponíveis dois teasers e o trailer da produção.

O filme resgata a história da carreira de Oristela Alves, intérprete que brilhou nos palcos da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul entre 1975 e 1985 e em outros festivais no mesmo período. Depois trouxe todo o seu conhecimento sobre música para Santa Maria, onde participou da organização da Tertúlia Musical Nativista e de outros eventos ao longo dos anos. O filme conta com uma entrevista exclusiva com a cantora, além de depoimentos de personalidades como Luiz Carlos Borges, Júnior Benaduce, Gilberto Carvalho, Marco Aurélio Vasconcellos, Chico Sosa, Daiane Diniz e Analise Severo, entre outros artistas que falam sobre a trajetória de Oristela Alves.

Coordenado pelo professor e músico Sandro Cartier, o projeto Câmara de Eco desenvolveu-se por meios virtuais, nos anos de 2020 e 2021, durante a pandemia de Covid-19. Nesse período, a equipe do documentário trabalhou na realização de entrevistas, coleta de depoimentos e pesquisa em arquivos.

Integram a equipe de criação Sandro Cartier, que assina roteiro e direção; Elvio Alberto Walter, responsável pelo roteiro e pesquisas; Raquel Guerra (docente da Licenciatura em Teatro), na produção e edição; Renato Molina, na produção e edição musical; Laédio José Martins (docente do Departamento de Artes Cênicas), na direção de arte; e Luciano Gabbi, na produção do set. O curta-metragem tem ainda a participação dos estudantes Arthur Reckelberg, Jordiel Biniek e Krystal Dalla Corte, respectivamente nas funções de trilha, design gráfico e assistência de produção.

Evento de estreia – A homenageada, Oristela Alves, estará presente na estreia do documentário sobre a sua trajetória. O evento tem entrada franca, com disponibilidade de 50 lugares, respeitando-se os protocolos de segurança da Covid-19. Para participar, os interessados devem confirmar presença pelo e-mail camaradeecomt@gmail.com até o dia 7 de março, caso ainda restem lugares disponíveis.

Outras informações estão disponíveis nas páginas do projeto Câmara de Eco no Facebook e Instagram.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-57845

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes