Professor da UFSM é indicado para a Calçada da Fama do Agronegócio na Expodireto Cotrijal

Telmo Amado, coordenador técnico do Projeto Aquarius, destacou que a premiação é um reconhecimento individual e também coletivo

Na manhã da segunda feira (7), logo após a abertura oficial da Expodireto Cotrijal 2022, em Não-Me-Toque, ocorreu a solenidade de indicação da 22ª personalidade que integrará a Calçada da Fama do Agronegócio. O indicado foi o professor da UFSM Telmo Amado, coordenador técnico do Projeto Aquarius e que tem uma longa experiência na relação universidade-indústria e na formação e gestão de ecossistemas de inovação.

O Projeto Aquarius, iniciado em 2000, foi decisivo para que Não-Me-Toque se tornasse a Capital Nacional da Agricultura de Precisão, para o desenvolvimento de máquinas precisas na indústria, na criação de empresas de consultoria especializada em agricultura de precisão e para que as cooperativas agrícolas, a exemplo da Cotrijal (Projeto Ciclus), levassem este tipo de tecnologia avançada até mesmo aos pequenos agricultores, dotados de capacidade de investimento limitada.

Atualmente, o projeto conta com a participação da UFSM, Cooperativa Agrícola Cotrijal, Stara (indústria de máquinas agrícolas), Drakkar (empresa de consultoria especializada em agricultura de precisão) e OWS (empresa de software). Mantém também cooperação técnica com a Universidade de Wageningen (Holanda), Universidade Estadual do Kansas (Estados Unidos) e Instituto Argentino de Tecnologias. A formação de quase uma centena de recursos humanos pela UFSM nos diferentes níveis (graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado), por meio da participação ativa no projeto de pesquisa, foi estratégica para que os resultados alcançados tivessem capilaridade na sociedade.

“A premiação é um reconhecimento individual, mas carrega consigo todo um dedicado trabalho de muitas pessoas e empresas parceiras que juntas construíram o legado do projeto ao longo de sua trajetória”, avalia o professor Amado, para quem um projeto de pesquisa só se completa quando alcança o seu público-alvo, neste caso, os agricultores.

A Calçada da Fama do Agronegócio iniciou em 2019 e visa, em cada edição da Expodireto Cotrijal, reconhecer a contribuição de lideranças políticas, administrativas e técnicas do setor público e privado ao agronegócio brasileiro, por meio de uma placa em bronze com o símbolo de uma folha, que ficará exposta no Parque de Exposição. Na última edição da Expodireto, em 2020, a personalidade indicada foi o ex-ministro da Agricultura Allyson Paulinelli, que entre outras realizações contribuiu para a expansão da agricultura no Cerrado brasileiro e a criação da Embrapa.