Expodireto: Projeto de educação ambiental da UFSM reduz em 40 toneladas de resíduos orgânicos destinados a aterros em Seberi

Iniciativa de estímulo à compostagem já atendeu 1,6 mil estudantes no Noroeste do RS

Lindomar Zimmermann apresentou jogo utilizado em proposta de educação ambiental

A UFSM Campus Frederico Westphalen desenvolve projeto de educação ambiental em escolas do noroeste do Rio Grande do Sul que integram o Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos (CIGRES). A iniciativa foi apresentada à comunidade, no estande da Universidade, durante a 22ª Expodireto, uma das maiores feiras de inovação e tecnologia voltadas ao agronegócio, realizada em Não Me Toque, entre os dias 7 e 11 deste mês.

Até agora, o projeto “Aperfeiçoamento das Práticas para o Correto Destino dos Resíduos Sólidos Domésticos Produzidos pelos Municípios Consorciados ao CIGRES – Estudo de Caso de Seberi – RS” já atendeu cerca de 1,6 mil estudantes e levou à redução de cerca de 40 toneladas de resíduos sólidos orgânicos por meio da compostagem. Antes, os resíduos eram destinados aos aterros sanitários daquele município.

Responsável pela apresentação do projeto na Expodireto, o estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFSM, Lindomar Zimmermann, aponta que os resíduos sólidos orgânicos respondem por cerca de 50% do peso dos materiais normalmente destinados aos aterros sanitários. Assim, além do benefício ao meio ambiente, a compostagem também gera economia aos municípios, ao reduzir o custo da coleta seletiva.

O estudante da UFSM considera que os resultados obtidos pelo projeto demonstram que educar uma nova geração de crianças e de adolescentes, mais preocupados com as questões ambientais, é mais fácil e vantajoso do que fazer campanhas para reeducar adultos, que já têm uma visão de mundo cristalizada e são mais avessos às mudanças de comportamento.

Como estratégia pedagógica para ampliar o diálogo com os estudantes das escolas e facilitar a compreensão da importância da compostagem e da destinação correta dos resíduos domésticos, Lindomar desenvolveu um jogo de tabuleiro com 50 casas. No jogo, os alunos lançam um dado e avançam ou recuam espaços, conforme os resultados obtidos.

Reportagem e fotografia: Ciro Oliveira, jornalista do Núcleo de Rádios da UFSM