Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Expodireto: mestranda desenvolve ferramenta para mensurar índice de digitalização das lavouras

Iniciativa vinculada ao Projeto Aquarius ajuda produtores rurais a investir na agricultura de precisão



Delis apresentou ferramenta desenvolvida para mensurar grau de digitalização no campo

A Universidade Federal de Santa Maria compartilhou projetos de ensino, pesquisa e extensão na 22ª Expodireto, feira de inovação e tecnologia direcionadas ao agronegócio, realizada no município de Não-Me-Toque até esta sexta-feira (11). Entre as ações apresentadas à comunidade, está o trabalho de mestrado em Agricultura de Precisão produzido pela acadêmica Délis Dalbem, que consiste na criação de uma ferramenta capaz de mensurar o índice de digitalização das propriedades rurais.

A ferramenta, intitulada IDT (Índice de Digitalização e Tecnologias), foi desenvolvida com com o apoio da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), por meio do edital Agro 4.0, e já vem sendo testada em propriedade agrícolas de todo o Brasil. A iniciativa está vinculada ao Projeto Aquarius.

O IDT informa em que nível tecnológico de digitalização a propriedade se encontra: básico, intermediário ou avançado. A partir deste diagnóstico inicial, a ferramenta apresenta um passo a passo com orientações para que o produtor realize a transformação digital da propriedade.

Délis destaca que a agricultura de precisão compreende o direcionamento correto de insumos para as áreas necessitadas para reduzir custos na produção. A técnica é acessível às propriedades rurais pequenas, médias e grandes.

O Projeto Aquarius é pioneiro no Brasil. Voltado à agricultura de precisão e agricultura digital, idealizado no ano 2000 pelo professor Telmo Amado, do Centro de Ciências Rurais da UFSM. O docente teve seu trabalho reconhecido na 22ª Expodireto com seu nome na Calçada da Fama do Agronegócio.

Aquarius é uma parceria público-privada composto pela UFSM, Cooperativa Agrícola Cotrijal, Stara (indústria de máquinas agrícolas), Drakkar (empresa de consultoria especializada em agricultura de precisão) e OWS (empresa de software). 

Texto e foto: Ciro Oliveira, jornalista

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-57955

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes