Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM apresenta projeto Flores para Todos na Expodireto

Iniciativa atendeu a agricultores dos municípios de Caiçara, Novo Xingu e Seberi



Acadêmicas de Agronomia de Frederico Westphalen representaram projeto Flores para Todos na Expodireto

A UFSM esteve presente na 22ª edição da Expodireto, realizada entre os dias 7 e 11 deste mês. Durante os cinco dias da feira, voltada à inovação e à tecnologia para o agronegócio, a universidade apresentou projetos de ensino, pesquisa e extensão, entre eles, o Flores para Todos.

Promovido por equipes PhenoGlad de universidades e institutos federais dos três estados da Região Sul e de outros locais do país, em parceria com entidades como a Emater/RS-Ascar, o projeto Flores para Todos oferece uma alternativa de renda às famílias da agricultora familiar por meio da floricultura. 

O projeto, iniciado em 2018, foi representado na Expodireto pelas estudantes Letícia Barichello e Eduarda Seger, do curso de Agronomia do campus Frederico Westphalen. As universitárias participaram de atividades nos municípios gaúchos de Caiçara, Novo Xingu e Seberi em 2021.

As flores produzidas pelos pequenos produtores rurais foram o gladíolo ou palma de Santa Rita e o girassol de corte. A equipe do projeto acompanhou, a ´partir de visitas semanais, todo o processo de produção das flores, incluindo o plantio, o manejo da adubação nitrogenada e a colheita. Nas visitas, os estudantes demonstraram o ponto de colheita ideal, o modo adequado de coleta e de armazenamento das hastes florais. 

Eduarda aponta que a pandemia de covid-19 trouxe desafios adicionais para o desenvolvimento das ações junto aos agricultores, mas que a adoção de protocolos sanitários adequados permitiu que a produção dos gladíolos e girassóis ocorresse normalmente.

O Flores para Todos, conforme Letícia, também traz um ganho muito importante para os estudantes que participam do projeto de extensão, uma vez que possibilita a saída do ambiente da sala de aula, o contato direto com os produtores, nas propriedades rurais, e a compreensão de suas demandas.

O PhenoGlad na UFSM é coordenado pelo professor Nereu Augusto Streck, do Departamento de  Fitotecnia. Mais informações sobre o PenhoGlad e o projeto Flores para Todos podem ser obtidas na página da Equipe PhenoGlad no Facebook

Texto e foto: Ciro Oliveira, jornalista

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-57951

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes