UFSM é agraciada com medalha comemorativa durante conselho da AUGM

Universidade é uma das oito instituições fundadoras do grupo, que completa 30 anos

Na noite desta quinta-feira (10), a UFSM foi agraciada com uma medalha de reconhecimento por ter sido uma das oito universidades fundadoras da Associação de Universidades Grupo Montevideo (AUGM). A entrega da honraria foi feita ao reitor, Luciano Schuch, e aconteceu durante as atividades comemorativas aos 30 anos de fundação do grupo.

Momento de entrega das medalhas aos representantes das universidades

Para Schuch, fazer parte dessa história e receber esse reconhecimento é muito importante. “É com muita honra que recebemos a medalha comemorativa dos 30 anos da AUGM. Ser uma das instituições fundadoras mostra o pioneirismo da nossa universidade em relação a internacionalização e como um polo regional de desenvolvimento na américa latina. Hoje são mais de 40 universidades no Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai. É um grupo muito forte que representa boa parte dos estudantes da américa latina”, destacou o reitor.

Durante o encontro, entre os assuntos tratados, foi discutida a autonomia universitária  e a defesa das instituições como um bem público e fundamental para a emancipação da sociedade e soberania nacional. Outro ponto abordado foram as políticas públicas de financiamento das pesquisas e  universidades.

Luciano Schuch durante participação no evento

“Estamos dialogando com foco na defesa das universidades com autonomia e recursos para financiar pesquisas, graduação e pós-graduação. Ouvindo outras instituições de outros países que compõem a AUGM também percebemos que as dificuldades que as nossas universidades brasileiras estão passando não são tão diferentes das instituições dos demais países. E este é um desafio não só na América Latina, mas no mundo: o financiamento das pesquisas nas Universidades. Nosso entendimento é que não investir na Universidade é não investir no futuro de nossos países. Esse é o grande foco de discussão.”, finalizou Luciano Schuch.

Além do reitor, a UFSM foi representada no evento por Júlio César Cossio Rodriguez, Assessor de Apoio Internacional da Instituição, que participou da reunião de delegados e assessores de relações internacionais das Universidades da AUGM. Durante o encontro ficou acertado o regresso da mobilidade presencial para o segundo semestre de 2022, mantendo também a possibilidade de mobilidade virtual no âmbito da AUGM, nos próximos anos. Também foi definido que a ampliação da mobilidade no âmbito do grupo deve estar nas prioridades das universidades membro.

Delegados AUGM

“Em conversa com o Reitor, professor Luciano Schuch, ficou acordado que, nos próximos anos, a UFSM vai ampliar sua capacidade de acolhimento de estudantes na UFSM, confirmando que a mobilidade regional é muito importante para a nossa universidade. Estas ações visam fortalecer a posição da UFSM no grupo, fazendo jus ao seu posto de Universidade fundadora da AUGM”, destaca o Assessor.

A AUGM

A AUGM foi criada no ano de 1991, e é consequência  de uma visão abrangente e estratégica de alguns professores em relação à  América do Sul, dentre os quais estava o reitor da UFSM, Tabajara Gaúcho da Costa. Na fase inicial, as universidades que participaram da fundação, deveriam possuir condições de serem autônomas e autogovernadas, além de serem públicas e estarem dispostas a compartilhar seus diversos recursos materiais e humanos.

Ao longo desse tempo, as ações do grupo foram e ainda são orientadas com o intuito de fortalecer e consolidar a investigação científica e tecnológica, incluindo os processos de inovação, adaptação e transferência tecnológica, em áreas estratégicas; a formação contínua, registrada no desenvolvimento das populações da sub-região; as estruturas de gestão das Universidades que integram a Associação; e a  interação dos membros com a sociedade como um conjunto, difundindo os avanços de conhecimento que tendam à sua modernização.

Texto: Luís Henrique Ramires, acadêmico de Jornalismo e estagiário, e Mariana Henriques, Jornalista
Fotos: Divulgação AUGM