Professora da UFSM é a patronesse da 49ª Feira do Livro de Santa Maria

Nikelen Witter é professora do Departamento de História/CCSH e escritora

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Cultura, divulgou na sexta-feira (11) os nomes da patronesse e dos homenageados da 49ª Feira do Livro de Santa Maria.

A patronesse da edição de 2022 é a pesquisadora, professora e escritora Nikelen Witter. Ela é professora do Departamento de História, do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) da UFSM, e dedica-se a investigações de questões que envolvam gênero e a história das mulheres na época contemporânea. Como escritora, é uma das mais importantes representantes no Brasil do gênero steampunk. Nikelen recebeu recentemente o prêmio Açorianos de Conto, com “Dezessete Mortos”.

“Eu me senti a Bela ganhando aquela biblioteca da Fera. Só preciso me cuidar para não sair cantando no meio da praça, porque a felicidade e a incredulidade são as mesmas. Minha expectativa é de que essa seja uma grande Feira do Livro, de retomada das atividades e de valorização dos leitores e dos profissionais que fazem do livro um portal para novos mundos”, diz Nikelen.

A professora Maria Esther Gomes de Souza foi escolhida como professora homenageada desta edição. Ela tem destaque para o trabalho de inclusão que faz com surdos da Escola Reinaldo Cóser.

O escritor homenageado (póstumo) é o compositor Mario Eleú da Silva, que morreu em 30 de janeiro deste ano. Compositor nativista e natural de Quaraí, Mário Eleú é conhecido por músicas como “Orelhano” e “Provinciano”. Com suas composições, venceu festivais do Estado e também foi jurado da Tertúlia Musical Nativista. Além de compositor e médico, Mário também passeou pela literatura, escrevendo prosas e poesias. Suas obras mais recentes são “Velho Doutor” e “Ginete de Ilusões”, ambos expostos na Feira do Livro de Santa Maria do ano passado.

A 49ª Feira do Livro de Santa Maria ocorre neste ano de 29 de abril a 14 de maio, na Praça Saldanha Marinho. A Feira do Livro é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, da Universidade Franciscana (UFN), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), da Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma) e da Câmara do Livro. A produção cultural é de Denise Copetti. A Feira tem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria.

Patronesse – Nikelen Witter

É escritora, professora, pesquisadora e ativista, sendo graduada em História pela UFSM. Possui mestrado em História do Brasil pela PUC-RS e é doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense. Suas pesquisas de mestrado e doutorado centraram-se em História da Saúde e das Práticas de Cura. É autora do livro “Dizem que foi Feitiço: as práticas de cura no sul do Brasil (1845-1890)”. Atualmente, é professora do Departamento de História da UFSM e dedica-se a investigações de questões que envolvam gênero e a história das mulheres na época contemporânea. É também escritora com diversas obras de ficção publicadas. Como escritora, é uma das mais importantes representantes no Brasil do gênero steampunk. Tem cinco livros publicados, sendo um deles com os escritores A.Z. Cordenonsi e Enéias Tavares, intitulado “Guanabara Real: A Alcova da Morte”, vencedor do Prêmio Le Blanc. Em 2020, seu romance “Viajantes do Abismo” foi indicado na categoria de Melhor Romance de Entretenimento no 62º Prêmio Jabuti. “Dezessete Mortos”, uma coletânea gótica publicada em 2020, recebeu o Prêmio Açorianos na categoria Conto.

Fonte: Núcleo de Comunicação Institucional do CCSH, com informações da Secretaria Extraordinária de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria