Curso de Fonoaudiologia da UFSM promove ação para informar sobre a disfagia

População será informada sobre a disfagia no Husm e no SAF nesta quinta (17) e na sexta (18)

No dia 20 de março comemora-se o Dia Nacional de Atenção à Disfagia, com o objetivo de alertar a população sobre os principais sinais de alerta, bem como sobre a importância do devido diagnóstico da disfagia para se realizar um tratamento correto.

Em alusão à data, a professora do Departamento de Fonoaudiologia Gabriele Bastilha e os alunos do curso de Fonoaudiologia e fonoaudiólogas residentes do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) – ênfase em Doenças Crônico‐Degenerativas estarão distribuindo folders e dando orientações à população nesta quinta (17) e na sexta-feira (18), nas recepções e salas de espera do Husm e do Serviço de Atendimento Fonoaudiológico (SAF).

Disfagia é o nome dado à dificuldade para deglutir alimentos, líquidos ou a própria saliva, desde o seu trajeto inicial na boca até o estômago. Os principais sintomas são tosse, engasgo, dor para engolir e sensação de alimento parado na garganta.

Apesar de não ser uma doença, a disfagia orofaríngea representa um sintoma que pode trazer prejuízos às condições pulmonares e nutricionais, como desnutrição, desidratação e pneumonias aspirativas de repetição, merecendo atenção da população e das equipes de saúde.

As dificuldades para deglutir também afetam a socialização e a autoimagem do indivíduo, bem como podem limitar a sensação de prazer que o ato de se alimentar proporciona, provocando impacto negativo na qualidade de vida.

Em caso de dúvidas, deve-se procurar um fonoaudiólogo para mais esclarecimentos e orientações.