Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto da UFSM leva educação financeira para escolas de ensino básico

Sumo Educacional é uma iniciativa da Liga de Mercado Financeiro, criada por alunos de Ciências Contábeis, Administração e Ciências Econômicas



O Sumo Educacional é um projeto de extensão criado pela Liga de Mercado Financeiro da UFSM, com o intuito de capacitar os professores da rede pública estadual de ensino sobre a temática da educação financeira e promover o desenvolvimento de ações educativas a respeito de finanças com alunos a partir do 6º ano do ensino fundamental até o ensino médio e etapas finais da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O projeto iniciou em 2021 e tem previsão de execução por, ao menos, cinco anos. Nas duas primeiras etapas, aplicada em escolas de Santa Maria, a iniciativa impactou 22 escolas do município. Na terceira etapa, houve a expansão para outras cidades de abrangência da 8ª Coordenadoria Regional de Educação, com atuação em 100 escolas públicas de Santa Maria e região. Em 2022, o objetivo é impactar cerca de 100 professores e 30 mil estudantes. A meta é ser o maior projeto de educação financeira no Rio Grande do Sul até o final de 2023 e tornar-se referência em seu segmento em nível nacional.

As atividades são feitas semanalmente, com os dois professores escolhidos por cada uma das escolas participantes, desenvolvidas de modo remoto, pela plataforma Google Meet. Aulas teóricas sobre os principais conceitos financeiros a serem utilizados durante os encontros por videochamada foram gravadas, para servirem como apoio, disponíveis aos professores para consulta.

O projeto envolve atividades multidisciplinares, com foco em conteúdo de matemática, mais precisamente educação financeira. Em relação à Base Nacional Comum Curricular, atende entre as competências gerais: Conhecimento, Trabalho e Projeto de Vida e Responsabilidade e Cidadania. Como apoio pedagógico, há uma parceria com a empresa detentora do jogo Renda Passiva, que está em primeiro lugar, de acordo com a Forbes, em jogos de educação financeira para crianças no Brasil.

O acordo com o Renda Passiva inclui doação dos jogos para as escolas do escopo de atuação, bem como se dispor a prestar o suporte necessário conforme demanda. O jogo de tabuleiro foi desenvolvido com base nos livros e na filosofia do educador financeiro Gustavo Cerbasi. Vence quem conseguir conquistar uma renda passiva igual ou maior ao seu total de gastos e quitar todas as suas dívidas. Para atingir esse objetivo, é possível investir em negócios, renda fixa, imóveis e ações, por exemplo.

O Sumo Educacional envolve uma equipe de mais de 30 pessoas, entre estudantes, pesquisadores e professores da UFSM, coordenados pela professora Kalinca Becker. Segundo os participantes, a missão é transformar vidas e realidades por meio da democratização da educação financeira, atingir o público socialmente vulnerável e contribuir com os avanços na educação e qualidade de vida dos brasileiros.

Liga de Mercado Financeiro

Coordenado pelo professor Rodrigo Rebus, a Liga de Mercado Financeiro é um projeto de ensino criado no Departamento de Ciências Contábeis, por iniciativa dos estudantes do curso de Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e de Administração da UFSM, visando ser um centro de formação de líderes e especialistas em mercado financeiro dentro do ambiente universitário. O objetivo é pesquisar, estudar e aprofundar o conhecimento dos participantes em mercado de capitais, preparando-os para o mercado de trabalho na área financeira, além de difundir conhecimentos relacionados ao mercado financeiro, por meio da pesquisa, ensino e extensão. Periodicamente realizam grupos de estudos, palestras e rodas de debate, assim como eventos, workshops e cursos relacionados ao mercado financeiro. Trata-se do maior e mais influente projeto de educação financeira do interior do estado.

A justificativa da criação da Liga é a importância do projeto como um meio de desenvolvimento dos discentes na área de mercado financeiro, ocupando um papel prático, que muitas vezes é escasso durante a graduação. Com um ambiente acadêmico que propicia ainda mais atividades práticas, o graduando terá experiências que agregarão no currículo e na formação de um profissional apto a ingressar no mercado de trabalho após a conclusão do seu curso. 

Para saber mais sobre o projeto Sumo Educacional, acesse as redes sociais: Instagram e Facebook.

Para saber mais sobre a Liga de Mercado Financeiro, acesse o site, Instagram e Facebook.

Mais informações no vídeo:

Texto: Ana Laura Iwai, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-57999

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes