O Coletivo Práxis – Educação Popular, projeto de extensão da UFSM que desenvolve aulas pré-Enem para a população de baixa renda e outras atividades de educação popular, abriu chamada pública para interessados em contribuir com as aulas. A chamada de educadores é destinada aos estudantes de todos os cursos de graduação e pós-graduação, sendo vinculados à UFSM ou não, que queiram contribuir ministrando aulas ou auxiliando em outros setores ou grupos de trabalhos (GTs) dentro do coletivo.
O único pré-requisito é a carteira de vacinação e a disponibilidade de ir até a antiga Reitoria (centro) no período da noite.
As aulas são ministradas à noite para que mais pessoas possam participar, tanto educandos quanto educadores.
As inscrições podem ser feitas até 4 de abril, preenchendo o formulário. No dia 5 de abril, haverá uma reunião de acolhimento dos novos integrantes, e no dia 12, reunião presencial na sala do Práxis (antiga Reitoria) e confraternização entre os educadores e colaboradores.
O coletivo é construído por alunos e ex-alunos da UFSM ou de outras universidades, de forma horizontal e com uma organização de auto-gestão.