Habilitação para concorrer às vagas da Primeira Chamada da Lista de Espera do SiSU será até 23/3

Apenas candidatos(as) que se habilitarem, enviando seus documentos no Portal, disputarão as vagas

A Universidade Federal de Santa Maria divulgou, nesta terça-feira (15/3), o Edital da Primeira Chamada Oral On-line da Lista de Espera do Sistema de Seleção Unificada (SiSU/UFSM 2022) para o 1º semestre.

O Edital traz o cronograma da seleção, os modelos documentais e as orientações para os(as) candidatos(as) do SiSU que manifestaram interesse em participar da Lista de Espera.

Para sexta-feira (18/3), está prevista a divulgação do Quadro de Vagas, organizado por curso e cota, junto ao Edital. Também no dia 18 será aberto o Portal de Confirmação de Vaga e Habilitação, para que todas as pessoas com nome na Lista de Espera realizem a Habilitação, que segue até as 23h59min do dia 23 de março.

HABILITAÇÃO

A Habilitação consiste no envio da documentação digitalizada, por meio do Portal de Confirmação de Vaga e Habilitação da UFSM, no prazo estipulado pelo Edital (18 a 23/3).

Todos(as) os(as) candidatos(as) que têm o nome na Lista de Espera deverão realizar a Habilitação, mesmo aqueles(as) cuja colocação na listagem esteja distante das vagas anunciadas para o curso.

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) alerta que somente aquelas pessoas que realizarem a Habilitação estarão concorrendo às vagas da Primeira Chamada Oral On-line da Lista de Espera.

Caso o(a) candidato(a) não realize a habilitação para a primeira chamada oral, poderá aguardar o lançamento do Edital da Segunda Chamada, verificando se houve sobra de vagas no curso para o qual se inscreveu.

Já quem se habilitar para a Primeira Chamada Oral não necessitará realizar nova habilitação para a Segunda Chamada, e seguirá concorrendo às vagas.

A PROGRAD ALERTA:

• O acesso ao Portal será feito por meio do CPF e da data de nascimento do(a) candidato(a), não sendo necessário digitar número de inscrição;
  • É aconselhável que o(a) candidato(a) separe e digitalize com antecedência toda a documentação solicitada pelo Edital, de acordo com sua opção por cotas ou ampla concorrência;
  • Assim, após realizar o login, a pessoa deverá inserir os arquivos de uma só vez, em sequência, seguindo as orientações do sistema, clicando no botão “salvar” ao final;
  • Arquivos hospedados em drives virtuais ou sistemas de nuvem como Google Drive e Dropbox devem ser baixados para o dispositivo (celular, computador ou tablet), antes de serem inseridos no sistema;
  • Convém evitar arquivos muito grandes. Em caso de erros no Portal, é aconselhável usar outro navegador, outro aparelho e verificar a estabilidade de sua internet, não deixando para a última hora a habilitação à primeira chamada oral.

SESSÃO PÚBLICA DE LEITURA DOS NOMES CLASSIFICADOS

No dia 24/3, em horário a ser divulgado, será realizada a Sessão Pública de leitura dos nomes classificados dentro das vagas anunciadas em cada curso e cota e da lista das pessoas que se habilitaram.

A leitura será transmitida em ufsm.br/youtubeprograd, respeitando a ordem decrescente de pontuação em cada curso e cota, até o preenchimento das vagas anunciadas.

As vagas poderão migrar de cota, de acordo com a ordem prevista no item 2.3.6 do Edital, caso alguma cota não apresente candidato(a) habilitado(a) a ocupá-la.

Caso haja vagas oriundas de cancelamentos de matrículas da Chamada Regular, estas também serão anunciadas na Sessão Pública de leitura, para preenchimento entre as pessoas habilitadas.

A listagem dos nomes lidos será publicada posteriormente no site ufsm.br/sisu, junto ao Edital.

No dia 25/3, será publicado o cronograma das webconferências via Google Meet, obrigatórias para candidatos(as) selecionados(as) nas cotas étnico-raciais e/ou destinadas a pessoas com deficiência (códigos L2, L6, L9, L10, L13 ou L14).

As pessoas cujo nome for citado na sessão pública terão sua documentação analisada pela Comissão de Ingresso Acadêmico. Estes(as) candidatos(as) deverão monitorar diariamente seu email (incluindo caixa de spam e lixo eletrônico), à espera de mensagem da UFSM.

DEFERIMENTO OU INDEFERIMENTO

Em caso de deferimento, o email comunicará o número de matrícula e dará instruções sobre biossegurança e sobre o primeiro acesso ao Portal do Aluno para troca de senha.

As matrículas nas disciplinas do primeiro semestre serão realizadas automaticamente para os calouros, e deverão aparecer no portal até o início do semestre letivo, marcado para 11 de abril. Outras informações sobre o formato de cada disciplina (remoto, presencial ou híbrido) poderão ser obtidas diretamente com a Coordenação e com a Secretaria de cada curso em ufsm.br/graduacao.

Em caso de indeferimento, o email comunicará um breve prazo para que o(a) candidato(a) acesse novamente o Portal de Confirmação de Vaga e Habilitação, complementando ou corrigindo documentos ou informações solicitadas pela Comissão de Ingresso Acadêmico.

Após análise do recurso administrativo, caso seja mantido o indeferimento, o(a) candidato(a) perderá o direito à vaga, a qual será direcionada ao Edital da Segunda Chamada Oral On-line da Lista de Espera, a ser divulgado em ufsm.br/sisu.

Cabe às pessoas inscritas no Sistema de Seleção Unificada o acompanhamento periódico dos editais e de suas retificações, erratas, convocações e demais publicações, no site ufsm.br/sisu. Outras informações podem ser obtidas pelo email copa.sisu@ufsm.br e na página Confirmação de Vaga – UFSM no Facebook.