Restaurante universitário está na 3ª fase de reabertura

Esta é a última etapa antes da abertura total no dia 11/04

O restaurante universitário da UFSM entrou na terceira fase do plano de reabertura. Nesta nova etapa, além dos alunos com benefício socioeconômico (BSE), os estudantes do Colégio Politécnico também podem  agendar o café da manhã, o almoço e o jantar. A partir do dia 11/04, o RU passará a atender todos os alunos, em virtude do retorno das aulas presenciais. Já os servidores  poderão acessar os serviços após o dia 25/04.

Na primeira fase, os serviços foram disponibilizados apenas para os moradores da casa do estudante regularizados na PRAE, através de um sistema de entrega de marmitex. Essa medida foi adotada para atender aos protocolos de biossegurança da UFSM, e, embora tenha apresentado um resultado considerado positivo pela direção do restaurante, não deve ser adotada novamente, considerando todos os usuários da universidade,  em razão do grande volume de refeições que tornaria o sistema inviável em função da demanda e do armazenamento dos alimentos.

A segunda fase contemplou todos os alunos com BSE e também se deu através de marmitex. Já a terceira fase, que iniciou dia 28/03, marca o acesso aos bufês dos restaurantes, e é a última etapa antes da abertura ao público total da universidade. A última vez que isso tinha acontecido foi em março de 2020, pouco antes das paralisações devido à pandemia de Covid-19. Durante o período sem aulas presenciais, o RU passou por uma grande reforma que ampliou e modernizou todas as dependências do prédio 31. A nova estrutura está funcionando conforme o planejado. Restam apenas alguns pontos da calçada para serem terminados. O bicicletário para os usuários será construído em um momento futuro, caso haja recurso para tal.

Com o regresso de toda a comunidade estudantil no dia 11/01, a direção RU estabeleceu acesso universal aos I e II, mediante agendamento.  A demanda de usuários será dividida proporcionalmente entre os dois restaurantes. Todavia, o número de agendamentos será limitado e os estudos referentes ao quantitativo de usuários estão sendo finalizados. Cada usuário poderá permanecer, no máximo, 20 minutos dentro do refeitório. Os valores das refeições permanecem os mesmos, ou seja, R$1,00 o café da manhã e R$2,50 o almoço e o jantar para os estudantes em geral. Alunos com BSE não pagam por nenhuma refeição. Servidores técnico- administrativos, docentes, voluntários  e visitantes pagam R$5,50, R$9,40 e R$9,30, pelo café, almoço e jantar, respectivamente. Os servidores que também são alunos pagam o valor integral da refeição.

Ademais, os restaurantes funcionarão por um período maior de tempo, até às 14 horas. Outra novidade é a opção vegetariana no sistema de agendamento, que possibilitará um cálculo mais preciso do quantitativo de público, o que colabora para diminuir o desperdício de alimentos.

Texto: Ascom Gabinete do Reitor UFSM