Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Laboratório de Biogenômica da UFSM colabora na criação de centro de estudos sobre longevidade no Amazonas

Rede integrada pela UFSM deverá criar um selo de qualidade científica, fornecendo à população produtos seguros e eficazes



No dia 29 de março, foi inaugurado o Centro de Pesquisa, Ensino e Desenvolvimento Tecnológico (Gerontec), da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (Funati), no estado do Amazonas. A criação deste centro é uma colaboração entre a Funati e o Laboratório de Biogenômica do Departamento de Morfologia do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFSM, coordenado pela professora Ivana Beatrice Mânica da Cruz.

Esta parceria está associada ao desenvolvimento de pesquisas sobre marcadores da longevidade e propriedades funcionais dos frutos que compõem a dieta amazônica, como é o caso do guaraná, açaí e tucumã. Estes estudos têm sido desenvolvidos principalmente por discentes dos Programas de Pós-Graduação em Farmacologia, Bioquímica Toxicológica e e Gerontologia da UFSM. 

A coordenação executiva relacionada à concepção e construção do Gerontec contou com a participação direta de Verônica Farina Azzolin, egressa do PPG em Farmacologia da UFSM, hoje bolsista de pós-doutorado do CNPq.

Com a criação do Gerontec será possível o desenvolvimento de pesquisas clínicas que visem testar produtos voltados ao cuidado do idoso e à promoção do envelhecimento saudável baseado na biodiversidade amazônica. O primeiro esforço para este objetivo foi o estabelecimento de parceria com o Centro de Biotecnologia do Amazonas (CBA), vinculado à Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). 

Os termos de cooperação técnica entre a Funati, UFSM e CBA estão sendo elaborados e visam à criação de uma rede brasileira de pesquisas e desenvolvimento de produtos a base da biodiversidade amazônica aplicados ao cuidado do idoso e promoção de saúde. A ideia é que esta rede teste e desenvolva um selo de qualidade científica, fornecendo à população produtos seguros e eficazes.

Mais informações sobre o Gerontec no site da Funati.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-58119

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes