Calourada 2022: recepção institucional deu as boas-vindas aos novos alunos da UFSM

Evento ocorreu no primeiro dia do semestre, marcando a volta à presencialidade

Foto colorida horizontal mostra o reitor, calça preta e camisa branca, falando ao microfone, gesticulando com uma das mãos. Atrás dele integrantes da banda e outras pessoas. Bem à frente na foto, pode-se ver ombros de pessoas que assistiam à fala
Reitor reforçou a importância dos estudantes na Universidade

Aconteceu no fim da tarde desta segunda-feira (11), no hall do Restaurante Universitário (RU), o evento de recepção institucional aos calouros da UFSM. A atividade foi organizada pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e Gabinete do Reitor, e contou com a presença do reitor, Luciano Schuch, da vice-reitora, Martha Adaime, pró-reitores e representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE). O evento também contou com o lançamento e distribuição da 12ª edição da Revista Arco e apresentação musical da banda Tudo di Bom.

O representante do DCE, Luiz Eduardo Boneti, utilizou o espaço para falar aos calouros sobre a importância da luta estudantil, da presencialidade na Universidade e das medidas que possibilitaram o retorno, sobretudo a vacinação contra a Covid-19. Para garantir segurança no retorno, o Centro de Operações de Emergência em Saúde para Educação (COE-E UFSM) solicita aos estudantes o esquema vacinal completo contra a Covid-19. Conforme a Normativa N. 01/2022, os estudantes devem anexar ao Portal do Estudante o comprovante de vacinação.

Foto colorida horizontal mostra pessoas ao redor de uma barraquinha, folheando revistas. Todos usam máscaras
Evento teve distribuição da 12ª edição da Revista Arco

O reitor, professor Luciano Schuch, reforçou a importância dos estudantes na Universidade. Um dos pontos ressaltados foi a assistência que a Universidade presta aos estudantes. “Temos orgulho de ter uma das maiores e melhores assistências estudantis do Brasil, mais de 2.600 vagas para morar nos nossos quatro campi. O Restaurante Universitário tem hoje capacidade de fornecer 12 mil refeições por dia”, afirmou ele durante a sua fala.

Foto vertical colorida mostra um grupo de sete alunas posando para foto com um quadro vazado ao meio em que está escrito "passei na federal"
Recepção aos calouros ocorreu no hall do RU

A vice-reitora, Martha Adaime, deu boas-vindas aos estudantes e lembrou que, ao entrar na UFSM, os calouros são representantes da Instituição, não só durante o curso, mas para a vida toda.

Os estudantes sentiram o acolhimento da Universidade, como a caloura de Engenharia Química Pamela de Matos. “Antes de chegar eu ainda não tinha certeza sobre a minha escolha, mas hoje todas as minhas expectativas foram superadas, foi muito legal. Senti que me encontrei”, disse ela.

Confira mais informações sobre a Calourada 2022 e a programação do DCE de recepção aos estudantes.

Texto: Ana Laura Iwai e Karla Essy, acadêmicas de Jornalismo, bolsistas da Agência de Notícias
Fotos: Daniel Michelon de Carli/Unidade de Comunicação Integrada

Edição: Ricardo Bonfanti/Agência de Notícias