Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Grupo de Pesquisa EstratO lança livro com cases comentados da área de comunicação organizacional

Obra de grupo de pesquisa de UFSM-FW reúne 30 cases para ser utilizada como recurso pedagógico.



No dia 12 de abril, o grupo de pesquisa da UFSM EstratO – Estratégias Midiáticas Organizacionais lançou o seu terceiro livro, intitulado “Cases Inspiradores: comunicação na prática”. A obra foi organizada pelos Professores Daiane Scheid, Jones Machado e Patrícia Milano Pérsigo, e reúne 30 cases comentados na área de comunicação organizacional, com o objetivo de divulgar iniciativas profissionais e acadêmicas, a fim de inspirar ações e estratégias comunicacionais no âmbito das organizações.

Os cases tratam sobre inúmeras experiências profissionais e acadêmicas de jornalistas, publicitários e relações-públicas que atuam em empresas, instituições públicas e projetos de extensão ou institucionais. A fim de tensionar teoria e prática, ao final de cada case há um comentário teórico desenvolvido por pesquisadores convidados, como Carolina Terra, Wilson Bueno, Bianca Dreyer e Issaaf Karhawi. Além disso, as estudantes integrantes do grupo de pesquisa elaboraram um Desafio e um Exercício para cada um dos cases, tendo em vista que o livro é didático e pode ser usado como recurso pedagógico para professores de cursos superiores de comunicação social e suas habilitações.

O livro digital é dividido em três seções: 1. Comunicação Organizacional; 2. Comunicação e Pandemia; e 3. Universidade e Sociedade. Dentre os temas abordados nas práticas relatadas nos cases estão eventos, campanhas, projetos, assessoria, planejamento, marketing, mídias sociais digitais, estratégias, reputação, sustentabilidade, cultura, públicos, branding, comunicação interna, entre outros.

O formato desta publicação é digital interativo. O leitor pode navegar sem precisar usar a rolagem para encontrar os textos do sumário, é possível fazer isso apenas usando os botões presentes em todo o arquivo, podendo voltar ao topo ou ir para os exercícios e desafios.

Marlene Marchiori é a professora responsável pelo prefácio. Para Marchiori, que é da Universidade Estadual de Londrina (UEL), pesquisadora, palestrante, escritora e pós-doutora em Comunicação Organizacional (Brian Lamb School of Communication – EUA), “casos revelam as práticas de comunicação e nessa obra construída com dedicação pelos organizadores e, certamente, por cada um dos autores que aqui se colocam e apresentam suas contribuições teórico-práticas, conseguimos imaginar e comprovar a amplitude do escopo das dinâmicas comunicacionais que revelam estratégias, processos de execução e mensuração, os quais assumem valor a partir do aprimoramento dos relacionamentos com públicos, nossa maior riqueza.” .

O livro “Cases Inspiradores: comunicação na prática” foi diagramado pela Memento Design Editorial, conta com o selo da Editora Facos UFSM e, assim como as publicações anteriores, será disponibilizado gratuitamente para download no site do EstratO através do link: https://www.ufsm.br/grupos/estrato/publicacoes

Com informações: Grupo de pesquisa EstratO

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-58235

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes