Professor do Departamento de Química recebe distinção e ministra palestra em Universidade da Índia

A honraria recebida foi outorgada pela primeira vez para um pesquisador da América Latina

Érico durante palestra no ICT-Mumbai

Em missão na Ásia desde o início de abril, os professores Érico Marlon de Moraes Flores, do Departamento de Química da UFSM, e Cezar Bizzi, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UFSM estão, agora, em Mumbai, na Índia, em visita ao Instituto Nacional de Tecnologia Química de Mumbai (ICT-Mumbai).

Na ocasião, os professores da UFSM foram recebidos pelo Reitor Aniruddha Pandit e Parag Gogate, ambos pesquisadores indianos de renome na área, e Érico ministrou a palestra Advances and Applications of Microwaves and Ultrasound for Chemical Reactions. Sua participação foi para apresentar os mais recentes desenvolvimentos do Laboratório de Análises Químicas Industriais e Ambientais (LAQIA) e do Centro de Estudos em Petróleo (CEPETRO) nas áreas de ultrassom e de micro-ondas. Ambos os laboratórios  da UFSM se destacam no cenário internacional como pioneiros no desenvolvimento de sistemas baseados em ultrassom e micro-ondas e de métodos analíticos que permitem o controle de qualidade de nanomateriais, de elementos terras-raras e de halogênios em baixas concentrações, desafios atuais na área de química analítica.

Cezar Bizzi, Aniruddha Pandit e Érico Flores no ICT-Mumbai

Por conta da importância do trabalho desenvolvido, Érico foi agraciado pelo Reitor do ICT-Mumbai com o título de Golden Jubilee Visiting Fellowship Endowment e convidado para participar do programa de cooperação internacional do ICT-Mumbai como pesquisador visitante. É a primeira vez que essa distinção é outorgada a um pesquisador da América Latina. A cooperação inclui a visita periódica ao ICT-Mumbai para palestras, cursos e desenvolvimento de trabalhos conjuntos. Segundo Érico, “esse reconhecimento por uma importante universidade da Ásia aumentará a visibilidade da UFSM e facilitará a cooperação, não só das áreas de química, engenharia e tecnologia, mas também abrirá novas possibilidades para outras áreas de atuação”.

O ICT-Mumbai é uma das mais importantes universidades da Índia, estando entre as quatro melhores na área de Engenharia Química, entre as 700 melhores do mundo e entre as oito melhores do país, de acordo com o Ranking THE de 2022. Além disso, possui diversos pesquisadores de destaque e renome internacional.

Os seguintes pesquisadores do Departamento de Química também fazem parte da equipe responsável pela conferência apresentada na Índia: professores Aline L. H. Muller, Cezar A. Bizzi, Darliana M. Souza, Edson I. Müller, Fábio A. Duarte, José Neri G. Paniz, Jussiane S. da Silva, Paola A. Mello, Rochele S. Picoloto, Rodrigo C. Bolzan, além do professor Juliano S. Barin, do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos/CCR.

Com informações de Érico Flores