Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Mostra de empreendimentos da Quarta Colônia ocorre quinzenalmente no Royal Plaza Shopping

Realizada pelo projeto Geoprodotto da UFSM, a Mostra Saberes e Sabores ajuda empreendedores locais a popularizar seus produtos caseiros



A mostra surge como uma forma de expor a elaboração de produtos com identidade própria

A Mostra Saberes e Sabores, do projeto de extensão Geoprodotto da UFSM, acontece neste final de semana no 3º andar do Royal Plaza Shopping. Esta é a quinta edição do evento, que (desde a sua segunda edição) ocorre quinzenalmente. Serão dois dias de evento: o primeiro é nesta sexta-feira (15), das 11h às 20h, e o segundo é neste sábado (16), das 10h às 22h. A professora Neila Richards, do Departamento de Tecnologia e Ciência dos Alimentos da UFSM, é uma das integrantes da comissão organizadora, junto com as empreendedoras Tânia Cervo e Raquel Melo e a nutricionista Greici Uliana.

Objetivo – O projeto Geoprodotto surgiu para incentivar ações transversais e interdisciplinares com os empreendedores da região da Quarta Colônia de Imigração Italiana, ao buscar fortalecê-los com vistas a um melhor aproveitamento das suas potencialidades, envolvendo-os no processo de resgate, construção, preservação, valorização e principalmente na propagação da memória e identidade local dos produtos elaborados e comercializados na comunidade.

Com esse objetivo, a mostra surge como uma forma de expor a elaboração de produtos com identidade própria, unida com a integração da bio e geodiversidade do território da Quarta Colônia. Dessa forma, consegue-se conceber, compartilhar e gerar novos conhecimentos em prol das perspectivas sustentáveis na região.

Origem – Como informa a professora Neila Richards, as ações do projeto tiveram início em setembro do ano passado, com visitas pontuais a alguns empreendimentos e orientações online. Em dezembro, o Royal Plaza Shopping abriu um espaço para que o projeto pudesse mostrar os empreendimentos legalizados da Quarta Colônia. Segundo ela, o sucesso foi tanto que o convite para apresentar a mostra se repetiu. Nesse momento, o convite foi para que o evento fosse realizado com periodicidade fixa, quinzenalmente. “Vejo esse projeto como um filho que saiu de casa para ter seu próprio espaço”, comenta Neila.

Crescimento – A organizadora exalta a evolução do projeto, com a vinda de duas novas empreendedoras: Raquel Melo, da empresa Sr. Dino, e Tânia Cervo, da Cervo Agro indústria. “Já cresceu e já caminha sozinho”, orgulha-se. Ao listar os feitos do Geoprodotto, ela cita o apoio do projeto a pequenas agroindústrias familiares da região da Quarta Colônia, incluindo a orientação a respeito do processo produtivo, da produção em si e da comercialização de seus produtos com qualidade, em consonância com a legislação vigente. “Devidamente certificados, o projeto está levando à geração de empregos e renda nas pequenas propriedades rurais da região, além de estimular e capacitar estudantes da UFSM na prática”, comenta.

Produtos – Dentre os produtos comercializados, com a identidade característica da região, estão cucas, biscoitos, bolachas, geleias, salame, vinho, queijos, mel, ovos, souvenir (como canecas e bordados), facas personalizadas, hortifrúti, salgados, massa caseira, bolos, pão de mel, sabonetes artesanais e água para lençol, dentre outros. Os empreendimentos que farão parte da mostra neste final de semana são:

O projeto valoriza a bio e geodiversidade da região, com produtos que fazem referência, por exemplo, ao patrimônio paleontológico

Arteiras por Amor (de Faxinal do Soturno);

Colina Artesanato (de Silveira Martins);

Sr. Dino (de Agudo);

Doce Lembrança – Saboaria Artesanal e Velas Aromáticas (de Faxinal do Soturno);

Fases Personalizados (de Faxinal do Soturno);

Cutelaria Menegassi (de Agudo);

Azienda Bastiani (de Faxinal do Soturno);

Cervo Agroindústria (de Faxinal do Soturno);

JBW Doces e Sabores (de Silveira Martins);

• Laticínios Fazendouro (de São João do Polêsine);

Giacomini Alimentos (de São João do Polêsine);

Armazém dos Salgados (de Faxinal do Soturno);

Mel Schüller (de Agudo);

Granja Dom Gentil (de Faxinal do Soturno);

• Vinhos e Sucos Val Feltrina.

Realizada pela UFSM e pelos empreendimentos integrantes do projeto, a mostra conta ainda com o apoio do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável (Consesus) da Quarta Colônia, Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Central e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS).

Texto: Gabrielle Pillon, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias

Fotos: Divulgação

Edição: Lucas Casali

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-58264

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes