Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Laboratório de Geomática lança aplicativos em parceria com prefeitura de Agudo

Aplicativos buscam a otimização da demanda e oferta de serviços entre a gestão pública e os produtores rurais.



Produtores podem solicitar serviços e conferir requisições

O Laboratório de Geomática da UFSM desenvolveu em parceria com a Prefeitura de Agudo o aplicativo “Patrulha Agrícola Mecanizada”. O app, suportado pelo sistema Android, possui duas versões, uma para Gestores Municipais e uma para Produtores Rurais, com diferentes funções.

O C7 Patrulha Agrícola tem como funções o fornecimento de um formulário de requisição de serviços para que o produtor rural preencha, transmissão do formulário para o sistema da prefeitura e consultas de requisições já efetuadas. Os serviços que o usuário pode solicitar são de retroescavadeira, escavadeira hidráulica, trator com grade aradora e com ensiladeira. O aplicativo C7 Gestão da Patrulha Agrícola é para uso de gestores municipais, tendo como funções a realização de cadastros e consultas de requisição de serviços, confirmar requisições feitas pelo aplicativo para produtores e entrar em contato com os produtores rurais por SMS, WhatsApp ou ligação telefônica. 

O aplicativo foi desenvolvido no final de 2021 e teve o envolvimento de funcionários municipais de Agudo, os docentes, discentes e pesquisadores integrantes do Laboratório de Geomática da UFSM. O Laboratório é vinculado ao Departamento de Engenharia Rural do Centro de Ciências Rurais (CCS) e tem por objetivo dar suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão que envolvem Inovações GeoTecnológicas aplicadas a várias áreas, como a Gestão Pública Municipal, Gestão de Propriedades e Agroindústrias Rurais, Saúde Pública Municipal. O Laboratório já desenvolveu e disponibilizou diversos softwares anteriormente, todos vinculados ao Projeto CR Campeiro.

O uso de aplicativos no campo é parte fundamental da Agricultura 4.0, que é definida como a conexão em tempo real dos dados coletados pelas tecnologias digitais com o objetivo de otimizar a produção agrícola em todas as suas etapas. Os aplicativos disponíveis na Play Store contam com mais de 500 mil instalações ao todo e uma média de avaliação dos usuários de 4.29.

Atualmente, há outro projeto em andamento, em parceria com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG- RS), que consiste no desenvolvimento de um Sistema de Rastreabilidade de Produtos Orgânicos de acordo com a  Instrução Normativa 02/2018  do MAPA e ANVISA. A etapa atual é de tratativas com a Confederação Nacional de Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) para a distribuição entre agricultores familiares de todo o Brasil. Outro sistema desenvolvido nessa parceria é o de Assistência Técnica e Extensão Rural Digital (ATER), para técnicos da FETAG utilizarem em seus trabalhos junto a propriedades de agricultores familiares. Segundo o coordenador do projeto, professor Enio Giotto, se espera distribuir o aplicativo para outros municípios, através de um processo de transferência de tecnologia e capacitação de gestores municipais na sua operacionalidade, além da adequação a demandas que possam ser formuladas por esses municípios.


Para entender mais sobre o uso do aplicativo, confira os vídeos de apresentação do C7 Gestão de Patrulha Agrícola e do C7 Patrulha Agrícola Mecanizada. O aplicativo pode ser baixado diretamente aqui.

Reportagem: Ana Laura Iwai, bolsista de Jornalismo da Agência de Notícias da UFSM
Edição: Davi Pereira

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-58345

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes