Tecnologia inédita na cultura de Nogueira Pecã será apresentada durante Encontro Internacional no próximo sábado (30)

A tecnologia utilizada é inédita e aumenta a produtividade da noz-pecã

A UFSM sediará, neste sábado (30), o IV Encontro Internacional de Produtores de Noz Pecã. O evento será realizado no anfiteatro do Centro de Ciências Rurais (CCR), das 8h45 às 11h, e na Área experimental de Noz Pecan, das 13h30 às 17h10. A participação é gratuita, com limite de 150 vagas. As inscrições e informações podem ser feitas exclusivamente pelo WhatsApp (+55) 55 9 97032777.

O IV Encontro é coordenado pelo Grupo Pecan Technology, com a gestão do professor Diniz Fronza, do Colégio Politécnico da Universidade. Serão apresentadas 4 palestras técnicas pelo período da manhã e 12 estações práticas no período da tarde (colheita, secagem, descasque, controle de pragas e doenças, uso do drone, cultivo adensado, calibre de frutos, manejo da irrigação, mecanização e quebra-de-dormência). No evento, a equipe da UFSM abordará novas técnicas e tecnologias para o cultivo da planta.

Tecnologia Inédita na Cultura da Nogueira-Pecã

A Nogueira-Pecã é uma frutífera que se adapta com facilidade a região de clima temperado e subtropical. Geralmente, é cultivada no espaçamento de 10m x 10m, sendo 100 plantas por hectare, com até 30 metros de altura.

Novas pesquisas realizadas na UFSM possibilitam realizar o plantio em um espaço menor, originando plantas de até 4 metros de altura, permitindo o cultivo de até mil plantas por hectare. A tecnologia facilita as podas, pulverizações com caldas, colheita com máquinas e equipamentos menores e, principalmente, aumenta a produtividade, passando de 700 kg por hectare (média nacional) para 4 mil kg por hectare, acréscimo de mais de 500%. A nova tecnologia também favorece o aumento dos frutos em 30%, fator determinante para a exportação das nozes e a produção regular todos os anos.

Segundo o professor Fronza, essa inovação só foi possível após muitos anos de pesquisa e estudo. Foram 12 anos de pesquisa, testando diferentes porta-enxertos, inter-enxertos, podas, redutores de crescimento, bioestimulantes, adubações, microorganismos benéficos no solo e manejo de pragas e doenças.” O grupo realizou mais de 200 treinamentos para produtores, entre cursos, palestras, oficinas, dias de campo, semanas acadêmicas e encontro de produtores.

Novos eventos e palestras estão sendo planejados pelo Grupo para os próximos meses.

Confira a programação do evento:

Palestras técnicas:
8h45- Desafios da produção de nozes e possíveis soluções. Prof° Diniz Fronza/UFSM
9h15- Preparo das gemas para o próximo ano visando reduzir a alternância. Eng. Matias Boris/Chile
10h- Correção do solo em pomares já implantados. Eng. Rudinei de Marco/UFSM
10h30- Nutrição com base nas fases fenológicas. Eng. Matias Boris/Chile
11h- perguntas

Estações práticas:
13h30- Manejo de pomares adensados. Eng. Matias Boris/Chile
13h50- Descascadora de nozes e separadora de cascas. Empresa Metal Schilin
14h10- Colheita e mecanização de Pecan. Prof° Adão Corcini/UFSM
14h30- Manejos para aumentar tamanho do fruto, frutificação efetiva e aumento da produção de ramilhos. Eng. Jorge Porto/ Pecan Solution
14h50- Manejo da irrigação: quando e quanto irrigar. Prof° Mirta Terezinha Petry/ UFSM e Prof° Juliano Dalcin Martins/UFSM.
15h10- Métodos de irrigação. Prof° Diniz Fronza/UFSM e Prof° Cleudson José Michelon/IFFar SVS.
15h30- Secagem das nozes. Rovler Agroequipamentos.
15h50- Identificação das pragas e doenças e alternativas de controle. Eng. Rudinei de Marco/UFSM.
16h10- Importância da superação de dormência e possibilidades para superação, Eng. Cláudia Crosa/UFPEL.
16h30- Escolha da área, preparo e ajustes pós-implantado. Eng. Carlos Flores/EMBRAPA.
16h50- Pulverização com drone. Inovagro.
17h10- Encerramento (perguntas). Eng. Mathias Boris/Chile.

Texto: Karla Essy
Edição: Mariana Henriques