Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Inscrições de projeto de ensino no Prolicen devem ser feitas até 9 de maio

Programa de Licenciaturas da UFSM vai destinar R$ 140 mil para bolsas a acadêmicos(as) por sete meses



A Universidade Federal de Santa Maria, através da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), está com as inscrições abertas para submissão de projetos de ensino ao Programa de Licenciaturas (Prolicen 2022).

O programa busca selecionar propostas que invistam na qualidade dos cursos da UFSM e na formação de estudantes de licenciatura, privilegiando ações que fortaleçam a integração da Universidade com a rede pública de educação.

Será destinado um total de cento e quarenta mil reais para o desenvolvimento do Prolicen em 2022. Os recursos correspondem a cinquenta bolsas para acadêmicos(as), no valor unitário de R$ 400,00, a serem pagas durante um período de sete meses, entre 1º de junho e 31 de dezembro de 2022.

As bolsas serão distribuídas entre duas categorias de projetos:

– 30 bolsas para os projetos enquadrados na Categoria 1 (até duas bolsas por projeto): Ações e estudos que contemplem a qualificação do processo de produção do conhecimento de profissionais docentes e estudantes em diferentes espaços educativos e/ou espaços de vivência educacional não formal, vinculados a lugares de aplicação da Educação Básica, com abrangência interna ou externa à UFSM;

– 20 bolsas para os projetos enquadrados na Categoria 2 (até duas bolsas por projeto): Produção de material didático, físico ou virtual, adequado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A submissão de projetos ao Prolicen deve ser feita até o dia 09 de maio. A inscrição deve ser realizada unicamente via internet, através do Portal do Professor. A pessoa solicitante deve ser docente do quadro permanente da UFSM, em efetivo exercício em um ou mais cursos de licenciatura da instituição.

Os projetos de ensino devem estar alinhados a pelo menos uma das metas do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSM (PDI 2016-2026). 

Os projetos inscritos deverão também estar registrados no Sistema de Informações para o Ensino (SIE), na categoria “Ensino”, e deverão apresentar data de vigência igual ou superior a 31 de janeiro de 2023.

Edital 019/2022, com o cronograma da seleção, a documentação exigida e as orientações para submissão de projetos e indicação de bolsistas, pode ser acessado no site ufsm.br/prograd

Outras informações sobre o Prolicen podem ser obtidas pelo telefone (55) 3220 8338 e no email fundodeensino@ufsm.br.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-58375

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes