UFSM é a instituição realizadora do 12º Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado

Promovido pela Sosbai, o congresso ocorre de 26 a 29 de julho no Park Hotel Morotin.

Desde a última segunda-feira (2), estão abertas as inscrições para o 12º Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado, que ocorre de 26 a 29 de julho no Park Hotel Morotin, em Santa Maria. O evento é promovido pela Sociedade Sul-Brasileira de Arroz Irrigado (Sosbai), em uma realização da UFSM, contando em sua comissão organizadora com professores dos departamentos de Defesa Fitossanitária, Fitotecnia, Solos e Biologia, bem como dos programas de pós-graduação em Agronomia e Ciência do Solo. O evento constitui-se em um fórum de apresentação e discussão de problemas enfrentados pela orizicultura, como também das soluções propostas pela pesquisa, assim como da percepção de cenários futuros. Após o evento, será lançada uma atualização das recomendações técnicas da pesquisa para a produção de arroz irrigado no Sul do Brasil.

Na programação, constam painéis, palestras, apresentação de pôsteres e oficinas com patrocinadores. Entre os temas a serem abordados no congresso, destacam-se a diversificação de culturas, uso de mineralizadores, nematoides e doenças em terras baixas, ecofisiologia de plantas daninhas, bioinsumos para o controle fitossanitário e qualidade do solo, alternativas para ampliar o uso e consumo do arroz, gestão de águas em terras baixas e utilização de ferramentas digitais na gestão da lavoura e da propriedade.

Entre os palestrantes, já está confirmada a presença de professores da UFSM, Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Universidade de Passo Fundo (UPF), além de representantes da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) e empresas do setor agrícola. A relação completa dos palestrantes será divulgada em breve.

Até o dia 13 de junho, é possível submeter trabalhos (em formato de resumo expandido), os quais, se aceitos pela comissão examinadora, poderão ser apresentados no congresso como pôsteres. As inscrições de participantes (modalidade ouvintes) encerram-se no dia 17 de julho, porém, caso haja disponibilidade de vagas, os interessados poderão inscrever-se nos dias e local do evento.

Além da promoção da Sosbai e realização da UFSM, o congresso conta ainda com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), UFPel, Embrapa, Irga e Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) como correalizadores. Outras informações constam na página www.cbai.com.br.