Projeto Flores para Todos promoveu atividades em três municípios do RS na sexta-feira

Atividades antecederam o Dia das Mães, que é a época do ano em que mais se vendem flores no Brasil

O professor da UFSM Nereu Streck (ao centro) ministrou uma oficina na comunidade de São João dos Mellos, no interior de Júlio de Castilhos

A nona fase do Projeto Flores para Todos teve o auge da produção de flores para o Dia das Mães, celebrado no domingo (8). E, para entregar os resultados para produtores, famílias rurais e sociedade em geral, a Equipe Phenoglad da UFSM promoveu três eventos simultâneos na sexta-feira (6), antevéspera do Dia das Mães, em três municípios do Rio Grande do Sul: Teutônia, Bom Princípio e Júlio de Castilhos.

Ocorreram dias de campo de manhã em Teutônia e à tarde em Bom Princípio, os quais tiveram a participação e parceria de extensionistas do escritório regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS) de Lajeado e de extensionistas municipais das duas cidades, além da Escola Técnica de Teutônia. As integrantes e coordenadoras da Equipe Phenoglad da UFSM Lilian Osmari Ulhmann e Regina Tomiozzo, respectivamente professora do Departamento de Fitotecnia e doutoranda em Agronomia, participaram dos dois eventos apresentando o estado da arte do cultivo de flores visando renda para agricultores familiares.

Já em Júlio de Castilhos aconteceu uma oficina técnica sobre buquês de flores produzidas durante a nona fase pela Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida, a primeira escola a ingressar no Projeto Flores para Todos, em 2018, e que desde então participou de todas as fases do projeto, mesmo durante a pandemia. A oficina técnica aconteceu durante toda a sexta-feira e foi ministrada pelo professor do Departamento de Fitotecnia da UFSM Nereu Augusto Streck, um dos coordenadores nacionais da Equipe Phenoglad e do Projeto Flores para Todos, que também é artista floral. Participaram da oficina técnica professoras e mães da comunidade de São João dos Mellos, onde a escola está inserida.

“Foi uma super sexta-feira de entrega de resultados para o Projeto Flores para Todos em todo o Brasil, pois durante a semana os produtores e escolas de seis estados brasileiros colheram as flores produzidas na nona fase do projeto”, explica o professor Nereu. “O planejamento para produzir as flores no Dia das Mães, maior pico de consumo de flores no Brasil, começou em janeiro deste ano através de reuniões com as famílias, as escolas e os extensionistas. Na sequência aconteceu o plantio das flores em fevereiro e durante os três meses de cultivo acompanhamos diariamente os cultivos ensinando aos produtores e escolas todas as técnicas de cultivo, do plantio até a colheita”, complementa o professor Nereu. “Agora na semana que antecedeu o tão esperado Dia das Mães, as colheitas foram acontecendo e tudo deu certo, graças ao empenho e dedicação de centenas de pessoas de norte a sul do Brasil e ao conhecimento e à ciência acumulada durante anos de pesquisa diretamente na realidade dos produtores pelas equipes Phenoglad de vários estados brasileiros”, comemora.

O professor Nereu também destaca a participação dos extensionistas da Emater/RS no Projeto Flores para Todos. “São os extensionistas municipais da Emater quem levam o Projeto Flores para Todos para os agricultores familiares dos 297 municípios do Rio Grande do Sul, entregando a eles as técnicas mais modernas de produção sustentável de flores, para aumentar a renda das famílias do campo e assim garantir a sucessão familiar no campo. E por isso o Projeto Flores para Todos é o maior projeto inclusivo de extensão do Brasil”, conclui.

Números da 9º fase do Projeto Flores para Todos no Brasil:

– Girassol de corte: 21 municípios;

– Gladíolos (flor símbolo do projeto Flores para Todos): 13 municípios;

– Estátices: 7 municípios, que utilizam tecnologia desenvolvida pela Equipe Phenoglad para produção na Entressafra e enviadas aos produtores prontas para o transplante;

– Dálias: 6 municípios seguem com o cultivo da flor (6 produtores, uma prefeitura e 3 escolas), com início na 8ª fase;

– Total da 9ª fase do Projeto Flores para Todos: 47 municípios em 6 estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Pernambuco, Piauí e Pará;

– Desde o início, em 2018, o Projeto Flores para Todos já alcançou 204 famílias rurais e 29 escolas do campo em 15 estados brasileiros, além do Distrito Federal.

Para acompanhar diariamente as ações do Projeto Flores para Todos no Brasil, basta acessar as suas redes sociais (Facebook e Instagram).