Alunos da UFSM conquistam o vice-campeonato nos Jogos Universitários Brasileiros de E-Sports

Estudantes de Teatro e Engenharia Civil da UFSM voltaram da fase final em Goiânia com a medalha de prata em suas modalidades

Luis Estery foi o representante da UFSM na modalidade Poker. Foto CBDU/divulgação

A UFSM esteve bem representada nos Jogos Universitários Brasileiros de E-Sports, que ocorreram em Goiânia, de 19 a 22 de maio. Os acadêmicos, Luis Estery (do curso de Engenharia Civil), que competiu no Poker, e Elizabeth Toretto (da Licenciatura em Teatro), que disputou na categoria feminina do jogo de futebol eletrônico Fifa 22, conquistaram a segunda colocação em suas respectivas modalidades.

A competição, que reuniu 76 universitários de todo o território brasileiro para a disputa de seis modalidades distintas (League of Legends, Counter-Strike: Global Offensive, Fifa 22, Free Fire, Clash Royale e Poker), é fruto de uma parceria entre a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e a Prefeitura de Goiânia. Os jogos são o maior torneio universitário de esportes eletrônicos do Brasil.

Segundo o vice-campeão brasileiro universitário de Poker, Luis Estery, da mesma forma que a alegria de carregar o nome da UFSM estado afora é grande, ele reconhece a oportunidade singular que teve em participar da competição.

No Fifa 22, Elizabeth Toretto levou a UFSM ao vice-campeonato. Foto: CBDU/divulgação

Representar não só a UFSM como todo o Rio Grande do Sul foi uma sensação incrível. Eu sabia que tinha muitos inscritos nas fases preliminares, também foi uma disputa muito acirrada para ver quais eram os classificados para a grande final em Goiânia. Então, sabendo tudo isso, o quanto as pessoas queriam estar lá, outros universitários que queriam ter essa oportunidade de estar viajando e representando a universidade na competição da CBDU, foi incrível, ainda mais com o resultado”, contou o acadêmico de Engenharia Civil.

Medalhista de prata assim como seu colega de instituição, a campeã gaúcha de Fifa 22, Elizabeth Toretto, também fala sobre a felicidade de representar a UFSM em uma competição universitária de nível nacional.

Representar a UFSM e o Rio Grande do Sul foi um prazer imenso. Eu jamais pensei que poderia chegar em uma competição brasileira e só consegui chegar pelo apoio do Luiz Fernando (professor Luiz Fernando Cuozzo Lemos, coordenador do Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde – Nieems). Sem o Nieems, eu nem saberia da competição. Também não esperava ser vice-campeã brasileira. Disputei com pro players, meninas pagas para jogar e que vivem disso há alguns anos. Derrubar a campeã mundial de 2020 é uma coisa que eu jamais imaginei e foi uma emoção muito grande para mim. Espero que na próxima competição eu consiga trazer o título para a UFSM”, disse a aluna de Licenciatura em Teatro.

Além disso, Elizabeth salienta a relevância de conquistar boas colocações carregando o nome da instituição para futuras competições. “Para mim, é muito importante esse título porque eu espero que abra portas nos e-sports dentro da UFSM. Tem muita gente que joga e não sabe das oportunidades que se pode ter dentro da universidade. Espero que seja o primeiro resultado de muitos e que esse esporte cresça cada vez mais”, finalizou a discente.

Texto: Pedro Pereira, acadêmico de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias

Edição: Lucas Casali