Professor de química da UFSM ministra palestra em evento internacional sobre inovação

A palestra de Érico Flores foi sobre extração de cromo de couro curtido usando ultrassom

O professor Érico Flores (acima, ao centro) foi o único palestrante da América Latina convidado a participar do evento

Entre as ações de internacionalização e de inovação dos integrantes do Laboratório de Análises Químicas Industriais e Ambientais (Laqia) e do Laboratório de Estudos em Petróleo (Cepetro), ambos vinculados ao Departamento de Química da UFSM, o professor Érico Marlon de Moraes Flores participou como palestrante da 1ª Conferência Eletrônica Internacional de Processos (ECP 2022) – Fronteira para Intensificação de Processos (1st International Electronic Conference on Processes – Cutting Edge of Processes Intensification). Com foco nas áreas de engenharia, química e bioprocessos, o evento começou no dia 17 de maio e se estende até a próxima terça-feira (31), contando com palestrantes de renome internacional dos Estados Unidos, Áustria, Alemanha, Espanha, Itália e China, entre outros países.

O professor Érico foi o único palestrante da América Latina convidado para o evento. Ele apresentou na terça-feira (24) a palestra “Avanços na extração de cromo de resíduos de couro curtido usando sistema contínuo de ultrassom” (Improving the extraction of chromium from tanned leather shavings using ultrasound continuous flow system), na qual abordou um sistema automatizado para extração de cromo de resíduos sólidos de couro curtido por meio da aplicação de ultrassom a baixa frequência e com uso de um complexante químico.

O convite para participar desse evento decorre da recente visita à Universidade de Turim, na Itália, em que os professores Érico e Cezar Bizzi foram recebidos pelo professor Giancarlo Cravotto. O trabalho apresentado é parte da tese de Matheus Pedrotti. Atualmente professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, ele completou seu doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFSM sob a orientação do professor Érico.

Érico Flores é pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Química da UFSM, docente no Departamento de Química e coordenador do Laqia. O laboratório tem se destacado no cenário internacional, entre outras atividades, como pioneiro no desenvolvimento de métodos analíticos que possibilitaram o controle de qualidade de nanomateriais e de halogênios em baixas concentrações, que são desafios atuais em química analítica.

Os demais pesquisadores do Departamento de Química também fazem parte da equipe responsável pela pesquisa apresentada no evento: professores Aline Hermes, Cezar Bizzi, Darliana Souza, Edson Müller, Fábio Duarte, José Neri Paniz, Jussiane da Silva, Paola Mello, Rochele Picoloto e Rodrigo Bolzan, além do professor Juliano Barin, do Departamento de Tecnologia e Ciência dos Alimentos.