Curso de Dança-Licenciatura realiza práticas extensionistas com comunidade indígena

As atividades aconteceram com a comunidade Guarani Guaviraty Porã

No dia 26 de maio o Curso de Dança-Licenciatura do Centro de Educação Física e Desportos da UFSM iniciou as práticas extensionistas da disciplina Estudos das Danças de Matrizes Indígenas Brasileiras, ministrada pelo professor Odailso Berté. As ações aconteceram na Escola Indígena Yvaraijá Tenondé Verá Miri, da comunidade Guarani Guaviraty Porã, de Santa Maria.

Na oportunidade foram realizadas atividades de convivência, criação coletiva de dança e  organização das ações a serem desenvolvidas ao longo do semestre, a partir dos objetivos traçados em comum entre os alunos e professores da Escola e os acadêmicos do Curso de Dança-Licenciatura da UFSM.

O Curso de Dança-licenciatura foi a primeira graduação a implementar a curricularização da extensão universitária, com a aprovação do novo currículo em 2019. O que eram temas transversais tornaram-se disciplinas específicas a compor a formação dos futuros professores de Dança. Disciplinas como Estudos das Danças de Matrizes Indígenas Brasileiras, Estudos das Matrizes das Danças Afro-Brasileiras, Estudos das Matrizes das Danças Urbanas, Estudos das Matrizes das Danças Tradicionalistas Gaúchas, Dança Diferenças e Direitos Humanos, Dança e Meio Ambiente, Pedagogias da Dança, entre outras, têm parte de sua carga horária realizada junto a grupos, escolas, espaços e entidades da sociedade, o que qualifica a formação dos acadêmicos nestes temas e campos e aproxima a UFSM da comunidade.

Desde o primeiro semestre do curso, os acadêmicos já vivenciam a prática extensionista tendo contato com diferentes campos de trabalho, o que amplia, assim, seu aprendizado a partir da experiência sociocultural.

Com informações de Odailso Berté