Cerimônia de posse da nova direção do CCS aconteceu na última quarta-feira

Professora Maria Denise Schimith assume a diretoria do centro e professor William Schoenau assume como vice-diretor

Na tarde desta quarta-feira (1º), foi realizada a cerimônia da posse da nova direção do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFSM. Durante o evento, que começou às 16h e se estendeu por cerca de uma hora, a professora do Departamento de Enfermagem, Maria Denise Schimith, foi empossada no cargo de diretora, tendo como vice-diretor o professor William Schoenau, do Departamento de Fisiologia e Farmacologia. Os novos empossados estarão à frente do CCS pelos próximos 4 anos (2022 à 2026).

Maria Denise Schimith durante seu discurso

Em seu discurso, a nova diretora do CCS, Maria Denise Schimith, destacou a  magnitude do centro, tanto para a UFSM quanto para todo o país, pelo apoio concedido na formação de diversos estudantes dos cursos da saúde. “A partir da integração na formação dos profissionais de saúde, na pesquisa e na extensão da área, o CCS é imprescindível para a atenção à saúde e ao cuidado das pessoas em coletividade. É fundamental que esteja cada vez mais inserido no sistema de saúde local, regional e estadual. A partir da política de ingresso na Universidade, que se constitui com o ENEM, formamos profissionais da saúde para todo o país, que, aliado a nossa graduação e pós-graduação em pesquisa, faz com que o CCS cumpra um papel relevante nacional e internacionalmente”, frisou a professora.

Do mesmo modo, a docente do curso de Enfermagem ressaltou os valores da nova diretoria e as maneiras pelas quais irão operar no CCS. “A gestão que agora inicia tem como alicerce a proposta da construção de um projeto coletivo de gestão, que foi referendado pela consulta popular. Os pilares da nossa gestão, são: a transparência e ética na condução das ações, uma gestão participativa, com construção coletiva; a democracia e autonomia universitária; o compromisso com a universidade pública gratuita e socialmente comprometida; a defesa da excelência na formação dos profissionais da saúde; a promoção da permanência dos estudantes; a valorização da qualidade de vida dos servidores e o zelo pela sustentabilidade ambiental.”

O reitor da UFSM, Luciano Schuch, destacou o mérito de um centro da Instituição ser dirigido por uma figura feminina. “Estamos hoje em um momento de transição de cargo. A primeira mulher a assumir o cargo de diretora do CCS. Assim, mostrando a força das mulheres na nossa universidade, como a professora Martha Adaime, nossa primeira vice-reitora.” Para finalizar sua fala, parabenizou os novos membros da diretoria pela posse e transmitiu confiança no que diz respeito aos próximos 4 anos do CCS

Juntamente dos novos membros da diretoria e reitoria, também participaram da celebração: a vice-reitora da UFSM, Martha Bohrer Adaime, o chefe de gabinete da UFSM, Eduardo Rizzatti, o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Daniel Arruda Coronel,o agora, ex-diretor do CCS, José Édson Paz da Silva, e Gilmor José Farenzena, que deixa o cargo de vice-diretor do CCS. Diretores e vice-diretores de unidades universitárias, pró-reitores, chefes de departamentos, coordenadores de cursos, professores e servidores técnico-administrativos em Educação, acadêmicos, familiares e outros convidados também estavam presentes no ato.

Texto: Pedro Pereira, bolsista da Agência de Notícias da UFSM
Fotos: NDI CCS