UFSM fará audiência pública sobre bloqueio no orçamento

A reunião busca discutir ações e iniciativas para enfrentar o bloqueio de 9 milhões no orçamento da universidade para o ano de 2022

Na próxima quinta-feira, dia 09/06, às 10 horas, ocorre a audiência pública sobre o bloqueio do orçamento da UFSM imposto pelo governo federal no fim do mês de maio. Apesar de metade do valor do bloqueio (que era de quase R$19 milhões) ter sido liberada  na última sexta-feira, 03, ainda existe uma incerteza sobre cerca de R$9 milhões que seriam destinados à UFSM. O evento busca alertar a comunidade, discutir ações e unir esforços de diversas esferas da sociedade, a fim de reverter a decisão que pode afetar na continuidade do  ano letivo da universidade.

A audiência ocorrerá no auditório do prédio 18,  e acontecerá de forma híbrida. O público presencial será limitado a 300 pessoas, tendo em vista a capacidade do espaço e respeitando a ordem de chegada. Diretores, pró-reitores e representantes sindicais terão lugares reservados.  A comunidade poderá acompanhar também  pelo Youtube da UFSM.

O reitor, Luciano Schuch, salienta que é fundamental a  mobilização de todos em defesa da universidade e da recomposição do orçamento da UFSM para que ocorra a reversão das últimas medidas do governo federal.

Vale ressaltar que a UFSM já estava fazendo ajustes no orçamento de 2022. Neste ano, os recursos disponibilizados para a universidade eram 26% menores do que em 2019, que foi o último ano com atividades presenciais. Com o intuito de manter a qualidade dos serviços oferecidos, a gestão da UFSM precisou adequar as verbas destinadas aos serviços terceirizados e custeio para funcionar dentro da nova realidade financeira que se apresentava. Agora, o novo cenário imposto pelo governo federal, se não for revertido, inviabiliza qualquer adequação, impactando diretamente na manutenção e continuidade  dos  serviços.

Texto: Ascom Gabinete do Reitor UFSM