Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

CPD desenvolve aplicativo para ajudar no combate à evasão na UFSM

Pelo app, coordenadores de cursos podem avaliar quais estudantes têm maior risco de não conseguirem concluir o curso



O projeto UFSM Integra é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) e Centro de Processamento de Dados (CPD) que tem como finalidade reduzir a evasão e estimular a permanência dos estudantes nos cursos de graduação da UFSM. O compromisso é acompanhar a vida dos alunos na UFSM desde o seu ingresso até o seu desligamento.

O acompanhamento da Instituição junto ao seu aluno é essencial para o sucesso durante a vida universitária. O projeto prevê a coleta de dados quantitativos, o desenvolvimento de um aplicativo, um painel de indicadores para acompanhamento e avaliação pelos gestores e uma campanha de comunicação. O objetivo final do Projeto Integra é atingir uma das metas definidas no Plano de Gestão, colaborando de forma efetiva para que se possa subir para 5 a atual nota 4 da UFSM no Índice Geral de Cursos (IGC).

foto vertical mostra visualização do aplicativo, com dados, gráfico, nas cores cinza e azul
Exemplo de tela do aplicativo

Recentemente, foi disponibilizada uma das ferramentas do projeto, o aplicativo UFSM Integra, voltado para os coordenadores de cursos, que têm chaves de acesso para os dados do projeto. A solicitação deve ser feita pelo coordenador do curso, mediante seu Siape. Os coordenadores podem solicitar esse acesso – que deve ser renovado a cada semestre – para outros servidores.

Acessando o aplicativo, os gestores conseguem visualizar quais estudantes têm maior risco de não conseguir concluir o curso. Assim, a coordenação pode verificar o perfil específico de cada aluno, possibilitando um acompanhamento individual. Além disso, também tem acesso ao Observatório de Curso, que possui um painel de visualização gerado no intuito de fornecer possíveis ações para a redução da evasão. O aplicativo faz um levantamento algorítmico a partir de uma série de dados, como o perfil pessoal, institucional, acadêmico, financeiro e social dos alunos. 

A partir desses dados levantados, é possível gerar ações pontuais para a garantia da permanência do estudante, respeitando a noção de que existe uma vida fora dos muros universitários. Outra possibilidade com o aplicativo é avaliar o perfil dos alunos egressos e dos regulares em risco de abandono e promover ações de maior magnitude no combate à evasão desses perfis comuns, garantindo o sucesso dos estudantes na sua jornada de formação e da UFSM no seu papel de formação.

O UFSM Integra apoia no combate à evasão nos cursos de graduação, pensando que a Universidade agrega estudantes de várias cidades, estados e países, que conciliam suas vidas acadêmica, social e econômica. O combate à evasão é uma meta da UFSM, desde a criação da Coordenadoria de Ações Educacionais (CAED), de inúmeros projetos internos, e com o aplicativo há a facilitação do acompanhamento institucional do aluno desde seu ingresso até a sua formação. 

Metodologia inovadora

O aplicativo foi totalmente desenvolvido pelo CPD e é uma inovação da UFSM. A metodologia utilizada foi pensada a partir da integração das áreas desenvolvidas no processo. São quatro áreas que, juntas, criam a metodologia dessa inovação: Data Science , Intuição Humana, Machine Learning e Business Intelligence. Apenas a máquina, os dados e o algoritmo não seriam capazes de compreender a magnitude de todo esse processo, então, soma-se a participação humana, que permite atingir melhores resultados. 

Para o coordenador do CPD, Gustavo Zanini, a importância do projeto para a comunidade acadêmica é justamente garantir o comprometimento da UFSM na formação de pessoas capazes de transformar a sociedade. O compromisso do projeto é promover o sucesso da Instituição no acompanhamento dos universitários, gerando uma ampliação e aproximação da UFSM com os estudantes, porque objetiva, em um só lugar, a visualização do ingresso no curso escolhido, o desempenho nas disciplinas, a assistência estudantil e o apoio pedagógico-social oferecido. 

Links para download do aplicativo no App Story e no Google Play.

Texto: Ana Luiza Dutra, estudante de Jornalismo e voluntária da Agência de Notícias
Foto de Capa: Daniel Michelon de Carli/Unidade de Comunicação Integrada
Edição: Lucas Casali e Ricardo Bonfanti, jornalistas

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-58811

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes