UFSM participa de reunião de Delegados Assessores da AUGM

O evento reuniu representantes de vários países e discutiu as atividades da AUGM em 2022.

Nos dias 14 e 15 de junho, os professores Paulo Bayard Dias Gonçalves (Secretário de Relações Internacionais da UFSM) e Júlio César Cossio Rodriguez (Assessor do Gabinete do Reitor na SAI) participaram da segunda reunião anual de Delegados Assessores da AUGM (Associação de Universidades Grupo Montevidéu). A reunião aconteceu no campus da Universidade Nacional do Leste (Universidad Nacional del Este – UNE), localizado em Ciudad del Este, no Paraguai.

Grande mesa em formato de U, onde todos os delegados estão sentados. Atrás, ao centro, as bandeiras de paraguai, argentina, brasil, chile e Uruguai
Delegados discutiram diversos temas, sendo um deles as mobilidades promovidas em 2022

A reunião reuniu trinta representantes de universidades membros da associação, que correspondem à Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. O primeiro tema discutido foi o relatório sobre a “III Conferência Mundial de Educação Superior da Organização das Nações Unidas para a Cultura, a Ciência e a Educação – UNESCO”, que ocorreu em maio, em Barcelona, na Espanha. Esse evento, que acontece a cada dez anos, define os rumos da Educação Superior dos países membros da UNESCO para a próxima década.

Outro tema discutido foi o monitoramento do programa de mobilidade atualmente em organização, que engloba estudantes de graduação e de pós-graduação, gestores e administradores. Além disso, foram iniciadas as discussões para o programa de mobilidade para 2023. Neste ano, a AUGM inaugurou intercâmbios nas modalidades presencial e virtual, com destino às mais de quarenta instituições participantes da Associação, iniciativa que deve ser continuada daqui para frente.

Além disso, foi discutido um novo software de mobilidades, onde cada universidade propõe novas formas de realizar intercâmbios. A UFSM idealizou e propôs um modelo semelhante ao PROMOVER, o sistema de mobilidade federal em rede da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), que ocorre semestralmente entre doze universidades brasileiras.

Para finalizar, foram abordadas os temas que serão desenvolvidos durante a Conferência de Jovens Pesquisadores, que ocorrerá entre os dias 7 e 9 de setembro na Universidade São Francisco Xavier (Universidad Mayor, Real e Pontificia de San Francisco Xavier de Chuquisaca), localizada em Sucre, na Bolívia. Em 2022, o evento acontecerá sob o título “G‎‎eração do conhecimento como integração científica, acadêmica, tecnológica e cultural para a justiça, a liberdade e o bem-estar de nossos povos”.

Este é o segundo evento presencial promovido pela AUGM em 2022 que conta com a participação de representantes da UFSM. O primeiro ocorreu em março, durante a comemoração dos trinta anos de fundação da Associação, que contou com a presença do Prof. Luciano Schuch, atual reitor da UFSM, além do professor Júlio Rodriguez. Na ocasião, a universidade foi agraciada com uma medalha de reconhecimento por ter sido uma das oito universidades fundadoras da AUGM.

Texto: Pedro Souza, acadêmico de Jornalismo, bolsista na SAI

Revisão: Núcleo de Comunicação da SAI