Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Encontro de Oboé e Fagote da UFSM começa nesta segunda-feira

Alunos e professores da UFSM vão se apresentar em diversos espetáculos ao longo da próxima semana



Com o passar do tempo, o Encontro de Oboé e Fagote da UFSM começou a simbolizar um importante pilar para o cenário cultural de Santa Maria a partir da disseminação da prática dos instrumentos, desconhecidos pelo grande público. Em sua sétima edição, o evento, que é coordenado pelos professores Lúcius Mota, Glauber Nüske e Ezequiel Zimmer, ocorre desta segunda (27) até a próxima sexta-feira (1º), em diferentes locais: no auditório da Antiga Reitoria, na sala Sebatian Benda (sala 1202 do prédio 40B) e no Teatro Caixa Preta (anexo ao prédio 40). Alguns dos espetáculos serão realizados a distância, via internet.

A compositora e etnomusicóloga brasileira Kilza Setti é a homenageada deste edição do encontro

Neste ano, o encontro marca o retorno das atividades artísticas presenciais na instituição, após um longo período de restrições devido à Covid-19, como também homenageia os 90 anos de idade da compositora e etnomusicóloga brasileira Kilza Setti, figura de grande relevância para a história do cenário musical nacional. O evento será realizado pelo Laboratório de Palhetas Duplas, pelo Curso de Extensão em Música (Cemus) e pelo grupo de pesquisa PerformaMus, que contam com o apoio do Departamento de Música, do curso de Especialização em Música, do Laboratório de Arte Sonora da UFSM e do Centro de Artes e Letras (CAL).

Além de contar com a presença de professores, estudantes e egressos da UFSM, que apresentarão obras representativas do repertório desses instrumentos, o encontro terá a presença de convidados ilustres, como o oboísta chileno José Luis Urquieta, da Orquestra La Serena; a fagotista colombiana Ange Bazzani, da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa); o oboísta francês Jean Michel Garetti, da Universidade de Aveiro; e os brasileiros Raquel Braga, fagotista egressa do curso de Especialização em Música da UFSM, e o oboísta Fernando Gualda, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

A programação completa, incluindo os recitais abertos ao público, palestras, entrevistas e oficinas, está disponível abaixo:

Segunda-feira (27)

– Ensaio geral (aberto ao público), às 18h30min, no auditório da Antiga Reitoria

Terça-feira (28)

– Recital de José Luis Urquieta (abertura oficial), às 19h30min, online

Quarta-feira (29)

– Oficina de palhetas para fagote (aberta ao público), às 14h30min, na sala 303 da Antiga Reitoria

– Entrevista com o professor de oboé Jean Michel Garetti, da Universidade de Aveiro, às 17h, online

– Palestra com o professor Fernando Gualda, da Ufrgs, às 19h30min, online

Quinta-feira (30)

– LPD Recital (momento musical), às 12h45min, na Sala Sebastian Benda

– Masterclass de Fagote com Ange Bazzani, da Ospa, às 14h, online

– Palestra “Uma compositora dos séculos 20 e 21: Kilza Setti e suas obras para o fagote”, com Raquel Braga, às 19h30min, online

Sexta-feira (1°)

– Recital em homenagem a Kilza Setti, às 19h30min, no Teatro Caixa Preta

De acordo com os professores Lúcius Mota e Glaubert Nüske, serão realizadas transmissões dos espetáculos. Entretanto, a plataforma utilizada não havia sido oficializada até o momento de publicação desta matéria.

Texto: Pedro Pereira, acadêmico de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias

Edição: Lucas Casali

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-58966

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes