Com novo corte anunciado pelo MEC, orçamento da UFSM sofre mais uma redução

Corte de mais R$ 4,6 milhões foi informado pelo governo nesta sexta-feira (24)

Foi efetivado o corte de R$ 9,3 milhões no orçamento de manutenção de 2022 da Universidade Federal de Santa Maria, reduzindo-o para cerca de R$ 119 milhões. O último corte, de R$ 4,6 milhões, foi anunciado pelo Ministério da Educação (MEC) no início da manhã desta sexta-feira (24).

No dia 8 de junho, a Junta de Execução Orçamentária (JEO) do MEC, após decidir pelo bloqueio de R$ 9,3 milhões, já havia reduzido (cortado) o orçamento da UFSM em R$ 4,66 milhões, deixando contingenciados os R$ 4,6 milhões restantes – valor este que agora também foi cortado.

O reitor da USFM, Luciano Schuch, lamenta os novos cortes e afirma que a gestão da Instituição esta avaliando cuidadosamente o novo cenário. No entanto, adianta que será preciso realizar muitos ajustes em contratos de serviços, diárias e passagens, promoção de eventos institucionais, além da reavaliação de diversos serviços que a UFSM presta para a comunidade. “Neste momento, pedimos aos nossos gestores, professores, técnico-administrativos em educação e estudantes que tenham muita calma e compreensão com situação difícil que a universidade está passando. Vamos fazer reuniões estratégicas para definição de como implementar esse corte, que é muito prejudicial à instituição e irá precarizar o funcionamento de toda a universidade”, afirma Schuch.

O Gabinete do Reitor, Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), demais Pró-reitorias e Unidades de Ensino da UFSM estão analisando os impactos decorrentes dos cortes, devido à gravidade ainda maior das medidas que serão necessárias, devendo se manifestar em breve para a comunidade, como um complemento às audiências públicas que foram realizadas no Campus Sede e na Câmara de Vereadores.