Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Aluna do mestrado da UFSM conquista duas pratas no Troféu Brasil de Atletismo 

Mestranda em Gerontologia, Jaqueline Beatriz Weber conta com apoio do NIEEMS/CEFD



foto colorida vertical mostra Jaque em uma arquibancada, tendo ao fundo uma pista de atletismo e um gramado. Ela sorri para a câmera e segura duas medalhas com a mão esquerda
Jaqueline Beatriz Weber disputou provas no Rio de Janeiro
O XLI Troféu Brasil de Atletismo, maior evento interclubes da América Latina, ocorre de 22 a 25 de junho, no Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro, reunindo 778 atletas de 120 clubes do país. 
 
A UFSM esteve representada pela mestranda em Gerontologia Jaqueline Beatriz Weber, que disputou as provas de meio-fundo, 800 metros e 1.500 metros. Jaque, que há pouco tempo retornou de uma turnê europeia de competições, entrou na pista com a melhor marca da temporada nos 800 metros, liderou boa parte da prova, mas acabou trazendo a prata para casa.
 
Bastante frustrada, a atleta teve que lidar com as emoções para retornar à pista no dia seguinte para a disputa dos 1.500m. A final foi corrida em duas baterias, pois havia mais de 30 atletas inscritas na prova. Jaque venceu a série B com ampla vantagem, mas acabou como vice-campeã brasileira por ter sido superada no cronômetro pela atual recordista sul-americana no 3.000m com obstáculos, Tatiane Silva.
 
“Não pudemos fazer um confronto direto, o que foi uma pena, tanto pelo espetáculo quanto pela possibilidade de eu correr com uma grande atleta e buscar minha melhor marca pessoal na distância. Mas eu saí da pista com uma sensação de vitória. Consegui fazer uma prova segura, e com um final de prova muito forte, fazendo os últimos 400m em 1min02seg”, comenta Jaque. “Este Troféu Brasil me trouxe muito aprendizado. Tive que aprender a lidar com muitas emoções e me reestabelecer em curto espaço de tempo. Acho que estes ensinamentos devem ser levados para a vida. Por isso que o esporte é tão encantador. Podem ter certeza que voltarei ainda mais forte no próximo ano”, acrescenta.
 
Jaque aguarda a atualização do ranking mundial na próxima quarta-feira. Ela segue líder do ranking brasileiro nos 800m e deve conquistar posições importantes no ranking mundial. “O principal objetivo é, ano a ano, escalar neste ranking. Para Tóquio 2020, finalizei o período de qualificação na posição 89°. Agora, para o Mundial de Oregon, a expectativa é ficar entre as 60 melhores atletas do mundo, para, em 2024, estar entre as 48 que disputarão os Jogos Olímpicos”, afirma.
 
Jaque conta com apoio do Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde (NIEEMS) do Centro de Educação Física e Desporto (CEFD) da UFSM.
 
Com informações de Luiz Fernando Cuozzo Lemos
Foto: Divulgação
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-58985

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes