Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Trabalho da UFSM em prol do sistema plantio direto é reconhecido nacionalmente

Professor Telmo Amado recebe medalha por sua contribuição para a adoção do sistema conservacionista



O trabalho realizado por professores da UFSM em prol da adoção do sistema plantio direto no Brasil foi reconhecido durante o 18° Encontro Nacional do Plantio Direto na Palha e o 1° Encontro Mundial do Sistema Plantio Direto, em Foz do Iguaçu (PR), eventos promovidos pela Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto que comemoram os 50 anos da adoção do modelo no Brasil.

O professor Telmo Amado, do Centro de Ciências Rurais (CCR), recebe nesta quinta-feira (7), às 18h, a medalha “O Conservacionista” por sua contribuição para a adoção do sistema conservacionista. Entre os trabalhos de pesquisa conduzidos por Telmo destacam-se os relacionados às plantas de cobertura, dinâmica da matéria orgânica e revitalização biológica do solo. O nome do docente foi escolhido de forma unânime para receber o mérito por sua “inestimável contribuição dada ao sistema plantio direto nestes 30 anos de história da Federação e 50 anos do sistema plantio direto na América Latina”.

A UFSM também foi referenciada durante o evento pelo trabalho da professora Ana Primavesi sobre o manejo ecológico do solo, que inspirou uma geração de consultores e agricultores que mais tarde passaram a adotar o sistema plantio direto. A UFSM ainda se destacou pelo trabalho dos professores Arleu Machado e Antônio Brum, publicado na Revista Brasileira de Ciência do Solo em 1978, por ser um dos primeiros trabalhos científicos a avaliar o sistema conservacionista.

Atualmente, o Brasil possui área em torno de 35 milhões de hectares, posicionando-se juntamente com os Estados Unidos como líder mundial na adoção do sistema. O sistema plantio direto é apontado como um dos principais pilares para o sucesso da agricultura brasileira.

O 18° Encontro Nacional do Plantio Direto na Palha e o 1° Encontro Mundial do Sistema Plantio Direto reuniram aproximadamente 800 participantes oriundos de vários países.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-59071

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes