UFSM FW terá equipe no Projeto Rondon 2022

Equipe irá realizar ações na cidade de Mazagão, no Amapá

Durante o mês de julho, professores e estudantes do campus da Universidade Federal de Santa Maria em Frederico Westphalen irão se reunir com equipes de instituições superiores de todas as regiões do país, no Estado do Amapá, pelo Projeto Rondon. A iniciativa, coordenada pelo Ministério da Defesa, tem como propósito contribuir com o desenvolvimento social e de cidadania às comunidades e às instituições participantes.

Ao todo, a Operação atenderá 11 municípios do Amapá. A equipe frederiquense participou de um edital via Pró Reitoria de Extensão (PRE), no qual foram contemplados na UFSM e, em seguida, em via nacional. Essa seletiva garantiu a atuação do grupo na cidade de Mazagão, região sul do Estado, junto a outra equipe do Centro Universitário do Espírito Santo – UNESC. “A expectativa é grande, nos preparamos muito para proporcionar o melhor para as pessoas que estarão nos recebendo”, destaca a graduanda em Relações Públicas e integrante da equipe, Maria Gabrielle Sousa.

O projeto Rondon se caracteriza pelas suas ações multiplicadoras, assim, nos últimos 16 anos, mais de 85 operações já foram realizadas, capacitando mais de 2 milhões de pessoas em diversas comunidades do Brasil. “Nós levamos alternativas e melhorias, e até mesmo, melhoria de vida”, afirma a professora coordenadora do projeto da UFSM/FW, Gizelli Moiano.

Durante os últimos meses, os graduandos de Agronomia, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Florestal e Relações Públicas finalizam as oficinas que serão desenvolvidas junto à cidade de Mazagão. Tais capacitações foram pensadas para o alcance equitativo e igualitário na comunidade. “Construímos uma proposta dinâmica e atrativa que será capaz de atender diferentes públicos, desde crianças até idosos”, destaca o professor da UFSM/FW e coordenador do projeto desta Operação, Edner Baumhardt.

Texto e foto: UFSM FW