UFSM realiza parceria com prefeitura de Frederico Westphalen para projeto de arborização da cidade

Projeto conta com mudas produzidas pelos alunos de Engenharia Florestal em aulas práticas

Foto no sentido vertical e colorida. Diversas mudas em estágio inicial de plantio, abrigadas no viveiro da UFSM. Ao redor das mudas em destaque há o plantio de  outras plantas, de cor verde e estágio mais avançado de crescimento.Teve início no mês de junho o projeto Arboriza Frederico, uma iniciativa que tem como objetivo tornar a cidade mais verde, através do plantio de espécies arbóreas adequadas para cada condição de calçada e fiação. Realizado por professores e alunos da UFSM campus Frederico Westphalen, em parceria com a prefeitura do município, a ação irá contemplar, inicialmente, a área central da cidade.

De acordo com o professor Edson Cantarelli, responsável pelo Viveiro Florestal do Departamento de Engenharia Florestal da UFSM em Frederico Westphalen, as atividades estão em fase inicial: “Neste momento estamos iniciando o transplantio de algumas mudas para embalagens maiores, as quais irão propiciar um desenvolvimento ideal para, posteriormente, serem implantadas nos passeios do município”.

Segundo Cantarelli, inicialmente serão plantadas 300 mudas, algumas de espécies já produzidas, como o Ipê Roxo e Sibipiruna, e outras que serão adquiridas pelo município e colocadas no viveiro para completar o desenvolvimento até chegar no porte ideal. A escolha das plantas foi feita pelos engenheiros florestais da prefeitura, três deles formados pela própria instituição. “Temos orgulho de ter, em uma cidade de pequeno porte como FW, três engenheiros florestais formados pela UFSM que estarão à frente desse projeto”, afirma o professor.

A parceria entre a Universidade e a prefeitura surgiu a partir da importância de utilizar o espaço do Viveiro em prol da sociedade, e desde então, as duas vêm trabalhando em conjunto nessa ação de importância tanto para os acadêmicos envolvidos, quanto para a população local. A prefeitura da cidade se comprometeu em disponibilizar substrato, embalagens para as mudas, bolsa para alunos e os demais materiais necessários para a produção.

Além das mudas que serão plantadas pela cidade, o projeto tem como objetivo a distribuição de algumas plantas para escolas, associações e entidades locais. Para Edson Cantarelli, os benefícios serão vistos a médio e longo prazo e se mostra otimista quanto ao futuro da ação: “Esperamos que esse projeto seja mantido por muitos anos e assim consiga atingir não somente a área central, mas também os bairros da cidade”, finaliza o professor.

Texto: Maria Carolina Dias, estudante de jornalismo e voluntária na Agência de Notícias
Foto: Divulgação Projeto
Edição: Mariana Henriques, jornalista