Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

37º Festival Internacional de Inverno da UFSM ocorre de 24 a 31 de julho

O evento acontece de forma presencial em Vale Vêneto, na Quarta Colônia



De 24 a 31 de julho acontece a 37ª edição do Festival Internacional de Inverno da UFSM. Após dois anos, professores, alunos e comunidade voltam a se encontrar de forma presencial em Vale Vêneto, distrito de São João do Polêsine, na região central do Rio Grande do Sul. O festival é uma iniciativa da Universidade Federal de Santa Maria em parceria com a comunidade de Vale Vêneto, prefeitura de São João do Polêsine e Universidade da Geórgia (EUA).

Segundo o Coordenador Geral do Festival, Guilherme Garbosa, Vale Vêneto é o local propício para a realização do evento, por ser uma vila pequena em que músicos e professores ficam isolados, durante uma semana, com foco em música, apresentações e concertos. “Quem participa do evento se concentra ali 24 horas por dia, durante uma semana, em estudos intensivos, práticas e ensaios, então, a troca é muito grande”, explica. Guilherme ainda ressalta que a comunidade de Vale Vêneto fornece o apoio necessário para a realização do evento, inclusive para a alimentação dos alunos. Já a UFSM oferece transporte. 

Após duas edições de forma virtual, em 2020 e 2021, o evento volta a ocorrer presencialmente neste ano. Porém, com menos alunos, 80 no total, diferente de outros anos, em que o número de participantes chegava a 200. A medida foi necessária para receber todos de forma segura. “Nós não podemos alojar muitos alunos. Precisamos ter espaço para distribuição das camas, tanto masculinas, quanto femininas”, esclarece o coordenador. 

A 37ª edição do evento está centrada em quatro ações: oficinas de música, concertos abertos ao público, oficina de musicalização para crianças e curso de formação continuada em música para professores de educação infantil. Este ano serão oferecidas oficinas de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal, clarineta, trompete, trombone, percussão, piano e educação musical. Guilherme Barbosa ressalta a importância da diversidade de ações, já que a música não é só para aquele que está estudando instrumento e quer se tornar um profissional: “É importante para todo mundo, professores e crianças também, e nós, como organizadores do evento, precisamos ficar atentos a isso”, ressalta. 

O evento integra alunos de diversas localidades do Brasil. Também participam músicos de países como Argentina, Paraguai, Alemanha e Estados Unidos. Durante o festival, também acontece a seleção de três bolsistas para intercâmbio na Universidade da Geórgia. Os professores de instrumentos selecionam o estudante dentro da sua classe para participação em uma prova com uma banca, que decide os contemplados. 

Outro diferencial desta edição é a participação da Orquestra Sinfônica de Santa Maria, em um concerto que acontecerá no sábado, dia 30, às 20h e 30 min, no Theatro Treze de Maio, na cidade de Santa Maria. Na ocasião, dois professores convidados do festival vão tocar com a Orquestra. O concerto de encerramento acontece no domingo, 31, às 20 horas, também em Santa Maria. O público pode participar de todos os concertos de forma gratuita. Apenas as oficinas serão restritas aos alunos. Mais informações podem ser acessadas na página do evento

Reportagem: Thais Immig, bolsista da Agência de Notícias da UFSM
Edição: Davi Pereira

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-59121

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes