Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Feicoop proporcionou exposição e divulgação de projetos sociais desenvolvidos na UFSM

A programação da feira contou com diversas atividades culturais, educativas e de comércio



Estande da UFSM expôs produtos ligados ao Geoparque da Quarta Colônia

A UFSM participou da 28ª edição da Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop), que aconteceu em Santa Maria nos dias 15, 16 e 17 de julho, no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, no Parque da Medianeira. A Feicoop acontece desde 1994, com o objetivo de ser um espaço de comércio, debate, troca de ideias e experiências de comercialização direta dos empreendimentos de economia solidária, da agricultura e agroindústria familiar, dos catadores, dos povos indígenas e de trabalhadores do campo e da cidade. A UFSM é uma das quatro entidades promotoras do evento, ao lado do Projeto Esperança/Cooesperança e Rede Esperança da Arquidiocese de Santa Maria, da Prefeitura Municipal de Santa Maria e do Instituto Federal Farroupilha (IFFar).

O tema desta edição foi “Construindo a sociedade do bem viver: por uma ética planetária”. A Pró-Reitoria de Extensão (PRE), promoveu ampla programação em todos os dias da feira, no próprio estande da UFSM e ocupando outros espaços, como o palco principal. Para o pró-reitor de Extensão, Flavi Ferreira Lisboa Filho, a participação da universidade na Feicoop é a representação da extensão, uma experiência transformadora e feita a partir da troca com as pessoas. “Essa pluralidade de ideias, de visões, de perspectivas, sendo trabalhadas aqui de maneira dialógica, é boa para todo mundo, gera o enriquecimento para o coletivo”, afirma.

Estande – No estande da UFSM, foram expostos trabalhos feitos a partir da parceria entre a universidade e a comunidade. Para Lise Brasil, uma das expositoras do projeto UFSM nas Ruas, essa é uma oportunidade ótima, que traz visibilidade. Integrante do projeto há cinco anos, ela relata que teve a ideia de fazer produtos de material reciclável, como as bolsas e niqueleiras de sacos de ração, caixas decoradas com filtros de café, elásticos de cabelo decorados com retalhos e sabão caseiro, entre tantos outros produtos que também estavam sendo expostos e vendidos para o público da feira. As atividades e exposições que ocuparam o estande são:

– Demonstração de aperfeiçoamento das práticas para o correto destino dos resíduos sólidos domésticos produzidos pelos municípios do Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos (Cigres);

– Ateliê Criativo: oficina de carimbos e de pigmentos naturais;

– Troca de livros do projeto “Leitura e reciprocidade: acesso ao livro nos caminhos da economia solidária”;

– Mostra de geoprodutos e materiais desenvolvidos e produzidos pelos parceiros dos geoparques Quarta Colônia e Caçapava;

– Exposição de ações desenvolvidas pelo Pré-Universitário Popular Alternativa e distribuição de apostilas;

– Divulgação do projeto “Suricato – Educação Colaborativa: uma rede colaborativa para apoio à educação básica”;

– Exibição do documentário A História dos Clubes Negros de Caçapava do Sul e seus Personagens;

– Morfo Educa-Alfabetização Científica em Ciências Morfológicas para a Promoção da Saúde e Morfo Educa-Ações de divulgação do acervo da Mostra Permanente do Departamento de Morfologia;

– Atividades Progredir.

Departamento de Morfologia da UFSM expôs parte do acervo da sua mostra permanente

Exposição e comércio – Além das ações em exposição, estavam à venda produtos da Grife UFSM e dos seguintes projetos:

– Feito por mulheres;

– Pintura Figurativa: Feira Itinerante;

– UFSM nas Ruas.

Palco – No Palco do lonão da Feicoop, a UFSM participou da 7ª Conferência Municipal/Regional sobre Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável e apresentou talentos locais. A PRE abriu um edital para chamar estudantes da UFSM que quisessem se apresentar; os selecionadas estão listadas abaixo:

– Voz e Violão de Nicoli Postai Ostwald (músicas alemãs);

– Grupo Ritmos de Camobi (apresentações de dança);

– Cia. da Dança, com a apresentação “Desesteriotipadas”;

– Jeilson Nascimento e Huilian Seidel (cantando música sobre amor e esperança);

– Recital Duo Acústico, com Renata Gassen;

– Tributo ao Pós-Punk, com Davi Todeschini e Cauê Santos;

– Caps Management, com Vitor Caprioli (DJ e produtor);

– Eletrônica Viva, com Matheus Borowski da Silva;

– Torresmo de Porco, com Rodrigo Cidade;

– Black Buffalo, com Darlan Rodrigues.

Oficinas – As quatro oficinas ofertadas ao público pela UFSM foram realizadas na Escola Estadual Irmão José Otão. Os temas abordados foram os seguintes:

– Eu social media: primeiros passos para divulgar minha marca nas redes sociais;

– Podcast como estratégia de divulgação científica, social e cidadã;

– Carnaval e cultura: os processos administrativos das escolas de samba;

– Seminário Justiça Ambiental e Pesca Artesanal: os desafios cotidianos das pescadoras e pescadores do Rio Grande do Sul;

Produtos desenvolvidos por participantes do Programa Progredir na Quarta Colônia

Rodas de conversa – As rodas de conversa trouxeram duas temáticas diferentes para debate entre especialistas e o público:

– Reflexões sobre a Lei 10.639/03 no contexto das bibliotecas – roda de conversa a respeito da relevância da literatura de autores negros, literatura infantil afro-brasileira nos acervos das bibliotecas de escolas de ensino fundamental, médio e universitário;

– UFSM nas Ruas. “Quem é a população em situação de rua em Santa Maria?” – roda de conversa com o intuito de expor a ação do levantamento censitário da população adulta em situação de rua no município de Santa Maria.

Empreendedorismo social – Empreendimentos da Incubadora Social da UFSM puderam expor produtos e comercializá-los junto aos demais feirantes nos pavilhões. Os empreendimentos são os seguintes:

– Vila Resistência;

– Recicle Arte;

– Recicla Pampa;

– GAM Mãos de ouro;

– Movimento Meninos e Meninas de Rua de Palmeira das Missões;

– Corre Dazarte;

– Pretendendorismo.

Texto: Ana Laura Iwai, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias

Fotos: Ana Alicia Pontelli Flores

Edição: Lucas Casali

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-59137

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes