TCC de egresso da UFSM ganha prêmio da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional

Fernando Araújo conquistou o Prêmio Beatriz Neves, criado para incentivar a participação em atividades de iniciação científica

De autoria de Fernando José Monteiro de Araújo, egresso do curso de Estatística da UFSM, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com o título “Modelos de regressão quantílica e séries temporais baseados na distribuição Burr XII” conquistou o 1º lugar no Prêmio Beatriz Neves, o qual é concedido pela Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional com o objetivo de incentivar estudantes de graduação a participar de atividades de iniciação científica. A premiação homenageia a professora de mesmo nome (falecida em 1986) que atuou no Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O prêmio será entregue durante o 41º Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, que ocorre de 20 a 30 de setembro em Campinas (SP).

O TCC premiado foi desenvolvido sob a orientação da professora Renata Rojas Guerra, contando com o professor Fernando Arturo Peña-Ramírez como coorientador, ambos docentes do Departamento de Estatística da UFSM. Essa é a primeira vez em que um egresso do curso de Estatística da UFSM ganha o prêmio. O mesmo trabalho também é finalista no Prêmio da Associação Brasileira de Estatística, na categoria Iniciação Científica.