Trabalhos de pós-graduação passam a ser aceitos pela UFSM apenas na modalidade digital

A mudança é válida a partir de agosto deste ano

Com o objetivo de viabilizar a utilização do espaço físico, diminuir os custos de acadêmicos de pós-graduação, e, da mesma forma, atender à Portaria Nº 360 do MEC, a UFSM passará a aceitar o envio de monografias, dissertações e teses somente na modalidade digital a partir de agosto de 2022. Porém, o sistema PEN-SIE já está apto para receber os trabalhos em meio digital, basta consultar as orientações na página da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), em Ato de entrega de MDT – PEN-SIE.

A alteração traz diversos benefícios aos alunos de pós-graduação da Instituição. A área onde os trabalhos são armazenados na Biblioteca Central, por exemplo, já atingiu sua capacidade máxima devido às características de instalação das prateleiras no prédio e  deve ser reorganizada. Além disso, discentes não precisarão mais arcar com gastos para impressão e entrega da versão encadernada de monografias, dissertações e teses.

Vale destacar que a reimpressão, em situações de necessidade de correções após a entrega final já impressa, será evitada. A mudança contribui para a consolidação das iniciativas de sustentabilidade e gestão ambiental do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2016-2026) da UFSM em seu Desafio 7, que tem como princípio o desenvolvimento científico, cultural e tecnológico.

O projeto foi desenvolvido de forma integrada e colaborativa pela PRPGP, pelo Departamento de Arquivo Geral (DAG), pelo Centro de Processamento de Dados (CPD), e pela Biblioteca Central (BC).

Outros documentos relacionados à vida acadêmica dos estudantes, como o diploma digital – que, recentemente, atingiu a marca de mil documentos emitidos -, estão sendo transformados e otimizados para os sistemas e portais digitais da UFSM, impactando na agilidade e desburocratização dos procedimentos envolvidos, salientando a inovação e modernização administrativa.

Texto: Pedro Pereira, estudante de jornalismo, bolsista da Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques, jornalista