Evento internacional sobre cooperativismo tem UFSM como universidade parceira

Professores do Colégio Politécnico integram a comissão executiva do evento, que acontece nesta semana em formato híbrido

Desta quarta (27) até sexta-feira (29) o 12º Encontro de Pesquisadores Latino-Americanos do Cooperativismo (Eilac) reunirá pesquisadores e interessados na área de toda a América Latina. Em busca da construção de uma agenda de pesquisa focada no futuro do cooperativismo e nas cooperativas do futuro, serão abordados no evento temas como governança, resiliência, diversidade, desenvolvimento sustentável e estratégias de inovação organizacional.

Compostos por convidados de diversas partes do continente, os painéis, grupos de trabalho e espaços científicos serão palco de discussões e compartilhamento de conhecimentos, além de trocas de experiências profissionais e acadêmicas. Participam como parte da comissão executiva e representando a UFSM os professores Gabriel Murad Velloso Ferreira e Jaime Peixoto Stecca, docentes dos cursos Técnico em Cooperativismo (EaD) e Tecnologia em Gestão de Cooperativas (graduação), ambos oferecidos pelo Colégio Politécnico da UFSM.

A Instituição possui uma importante trajetória de ensino, pesquisa e extensão na área do cooperativismo, contando, além dos cursos mencionados, com outros de curta duração, bem como projetos e iniciativas relativas ao tema, como o Curso Agente de Desenvolvimento Cooperativista (parceria com Proeja/IEEOB), projeto de extensão +Coop, publicação de periódicos (RGC, Revista de Gestão e Organizações Cooperativas, a única acadêmica do Brasil para pesquisas no cooperativismo) e eventos acadêmicos específicos (Singescoop – Simpósio Nacional de Gestão de Cooperativas – e Fórum de Cooperativismo). Nesse mesmo âmbito, incentiva e apoia as atividades da Cooperativa-Escola dos Estudantes do Colégio Politécnico (Cespol), organização atuante no ensino, na pesquisa e na extensão da Instituição.

Evento em modelo híbrido: presencial e online

O evento será realizado em formato híbrido: de forma presencial na PUCPR, em Curitiba, e online, com transmissão ao vivo das atividades por meio de link para os inscritos. É possível efetuar a inscrição até esta terça-feira (26). Para isso, é necessário acessar o site oficial do evento e preencher o formulário disponível. No site também consta a programação detalhada.

O 12º Eilac é organizado pela Rede Latino Americana de Pesquisadores em Cooperativismo (Rilac), em conjunto com pesquisadores e instituições parceiras. Nessa edição, o evento contou com a parceria de: Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Instituto Federal do Pará – Campus Castanhal (IFPA), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade de Buenos Aires (UBA), Universidade Estadual  do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Fonte: Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico