Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Comemorando um ano, projeto Mulheres na Ciência vai discutir os saberes que curam

Evento online no dia 5 de agosto será mediado pela professora da UFSM Leonice Mourad



arte em formato quadrado, predominância dos tons telha, laranja e roxo, com as fotos das participantes, nome e função, e demais informações do eventoPara celebrar o primeiro aniversário do projeto Mulheres na Ciência, será realizada no dia 5 de agosto, às 15h, uma roda de conversa entre mulheres que compartilham com suas comunidades de origem os conhecimentos tradicionais para o tratamento da saúde física e mental, os chamados “saberes que curam”. A ideia é promover o diálogo entre os saberes tradicionais e as pesquisas científicas. O evento será online, pelo YouTube, com inscrições gratuitas via Sympla.

Participarão da roda de conversa Carminda Monzilar, anciã do povo Umutina Balatipone; Cássia Cristina da Silva (Makota Kidoiale), liderança comunitária no quilombo e candomblé Manzo Ngunzo Kaiango (MG); Juliana Mendes, doutora em Ciências Farmacêuticas pela UFMG; e Noemi Margarida Krefta, do Movimento de Mulheres Camponesas de Santa Catarina. A mediação será da professora Leonice Aparecida de Fátima Alves Pereira Mourad, do Departamento de Metodologia do Ensino, docente e coordenadora do Mestrado Profissional em Ensino de História da UFSM. 

O uso de plantas medicinais e rituais para a cura fazem parte da vida humana desde as mais antigas civilizações. No Brasil, a prática está no cotidiano e nos lares das pessoas, influenciados pelas raízes indígenas, negras, camponesas e de outras culturas. O uso de plantas medicinais e fitoterápicos, por exemplo, faz parte da Política de Práticas Integrativas e Complementares do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com oito edições realizadas, o projeto Mulheres na Ciência é promovido há um ano pela Fundep, fundação de apoio da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e de cerca de 30 instituições de ciência e tecnologia nacionais, incluindo a UFSM, em parceria com o State Innovation Center, centro de inovação independente de apoio a iniciativas voltadas ao empreendedorismo e inovação nos campos de ciências, cidades e indústrias criativas. O objetivo do projeto é popularizar o acesso à produção científica produzida por mulheres, bem como discutir as questões relacionadas às condições de produção que afetam o gênero em âmbito científico, promovendo diálogo constante e troca de informações entre as participantes sobre a realização de projetos de impacto à sociedade.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-59232

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes