RU serve arroz sem defensivos agrícolas em seu cardápio de almoço

A estimativa é que mais de 6000 pessoas passem pelo Restaurante Universitário nesta quinta-feira

Hoje (28) o Restaurante Universitário serviu no cardápio do almoço arroz sem defensivos agrícolas. Para realização do almoço foram utilizados cerca de 1.100 kg para refeições tanto no RU I, quanto no RU II.

A entrega do insumo foi feita no dia 11 de julho à empresa responsável pelo preparo da alimentação no Restaurante. Todo o arroz foi produzido por agricultores locais e distribuído pela Coopercedro. O cultivo do arroz sem agrotóxicos resulta em um alimento mais saboroso e nutritivo.

A iniciativa faz parte de um projeto que surgiu em 2016, partindo de uma demanda dos agricultores locais, que estavam perdendo lugar no mercado por conta da alta competitividade das grandes indústrias. A partir disso, a ação objetiva aumentar a renda adquirida pela agricultura familiar da região, através da agregação de valor ao produto, e busca atender a demanda do público interessado no consumo de um arroz sem defensivos, com valor abaixo do mercado. A ação integra o Grupo de Pesquisa em Arroz Irrigado e Uso Alternativo de Várzeas da UFSM, com apoio da PoliFeira do Agricultor.

Segundo o presidente da Cooperativa, Fernando Lima, a importância deste momento no RU está na fomentação e divulgação do produto, que agora começa a colher os resultados e ser visto com boa aceitação pela comunidade em geral. Além disso, Lima afirma que a parceria entre a cooperativa e a UFSM deve seguir e salientou a importância da participação do público nesse momento e no consumo do alimento dos produtores locais. Para o também integrante e supervisor administrativo da Coopercedro, Bruno Rodrigues Camoreto, ter a Universidade como um dos fomentadores do produto e da economia local é muito significativo. “Poder ter um produto de Santa Maria, sendo distribuído para a própria UFSM e acrescentado no dia a dia do aluno é muito importante para a cooperativa e para os agricultores”, afirma.

Atualmente, o arroz sem defensivos agrícolas por ser encontrado no armazém da Cooperativa e nas feiras livres realizadas na Praça Saturnino de Brito.

Texto: Maria Carolina Dias, estudante de jornalismo e voluntária na Agência de Notícias
Foto: Ana Alícia Flores Pontelli
Edição: Mariana Henriques, jornalista