Dia de Campo na UFSM-PM abordou o tema Saúde e Segurança do Trabalhador Rural

Nesta quarta-feira (27), foi realizado na UFSM campus Palmeira das Missões, o Dia de Campo da Saúde e Segurança do Trabalhador Rural. O evento, promovido pela Emater/RS, UFSM-PM, Prefeitura Municipal, 15ª Coordenadoria Regional de Saúde, Cerest Macronorte e demais entidades parceiras, teve como objetivo celebrar a Semana do Agricultor com orientações sobre cuidados com a saúde e os riscos de acidente de trabalho.

O evento reuniu agricultores de Palmeira das Missões, integrantes de grupos e assistidos pela Emater e entidades parceiras. Os temas abordados no encontro foram: Cuidados com a saúde; Prevenção de acidentes; e Primeiros socorros. Na ocasião, o docente do curso de Enfermagem, professor Gianfabio Pimentel Franco, juntamente com acadêmicos, falou sobre a prevenção do câncer de pele. Temas como prevenção de acidentes no campo pelo uso de máquinas pesadas e defensivos agrícolas; saúde mental  e primeiros socorros no meio rural também foram abordados pelos profissionais do Cerest Macronorte e pela equipe da MasterMed.

Estudantes dos cursos de Zootecnia e Nutrição também estiveram presentes para apresentar os cursos de graduação da universidade e tirar as dúvidas dos visitantes. “O dia de campo, em parceira com a Emater foi muito importante pra fortalecer parcerias entre a universidade e a comunidade além de proporcionar práticas educativas em saúde para a população rural. Foi uma tarde de compartilhar experiências e conhecimento entre a comunidade acadêmica e a população além de divulgar os cursos e oportunidades que a UFSM oferece”, salientou o coordenador do curso de Enfermagem, professor Leonardo Jantsch.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação UFSM-PM